Sul-Americano Amador: americanos e inglês são maior desafio

22/01/2015


USGA e R&A mandam fortes equipes para Lima. Tourinho e Luiza entre os favoritos


Brasil no Sul-Americano, com Giovanna Hirata, Herik Machado, Lauren Grinberg, André Tourinho, Luiza Altamann, Tomaz Pinheiro, Daniel Kanji e o técnico Nico Barcellos
Brasil no Sul-Americano de Golfe, com Giovanna Hirata, Herik Machado, Lauren Grinberg, André Tourinho, Luiza Altamann, Tomaz Pinheiro, Daniel Kanji e o técnico Nico Barcellos

por: Ricardo Fonseca

O carioca André Tourinho, bicampeão brasileiro que pode se despedir do amadorismo esta semana, é um dos principais favoritos ao título do 10º Campeonato Sul-Americano Amador de Golfe, competição individual que vai ser disputada de hoje, quinta, a domingo, no Lima Golf Club, Lima, Peru. Entre as mulheres, o destaque brasileiro é a paulista Luiza Altmann. Completam a delegação brasileira o gaúcho Herik Machado, o mineiro Tomaz Pimenta e o carioca Daniel Kenji Ishii, entre os homens, e as paulistas Lauren Grinberg, campeã brasileira juvenil, e Giovanna Yabiku.

A competição masculina reúne três dos sul-americanos Top 10 do ranking mundial de golfe amador (e seis dos Top 20, todos entre os 300 primeiros do mundo), entre os quais, Tourinho, em 157º lugar, é o mais bem colocado. Os outros são o uruguaio Juan Alvarez (161º) e o colombiano Juan Sebastian (256º). Tourinho vem de um terceiro lugar no evento inaugural do Latin America Amateur Championship, em Buenos Aires, onde Alvarez também esteve na disputa pelo título até a rodada final. Os demais destaques do continente são os argentinos Matias Simaski e Santiago Bauni, e o chileno Cláudio Correa.

Americanos e Ingleses – O grande desafio para os golfistas sul-americanos serão as delegações da USGA e do R&A, as maiores entidades do golfe mundial, que apoiam a competição. A primeira delegação oficial da USGA para o Sul-Americano Amador reúne os dois últimos campeões do U.S. Mid-Amateur Championship, um dos majors americanos: Michael (Mike) McCoy (2013) e Scott Harvey (2014). McCoy é o 176º do ranking mundial amador e Harvey, que jogará no Masters, em abril, o 75º.

Mas o jogador mais bem ranqueado em campo será o inglês Ashley Chesters (foto ao lado), duas vezes campeão do European Amateur Championship e número 22 do ranking mundial de golfe amador. Além de ser o jogador mais bem ranqueado de todo o torneio, ele jogará o British Open pela segunda vez em 2015. Os ingleses foram os campeões das duas últimas edições do masculino (veja tabela dos campeões abaixo).

Mulheres – No feminino também há destaques internacionais, como as ganhadoras do Women`s Mid-Amateur Championship: Margaret Shirley (2014) e Meghan Stasi (2006, 2007, 2010 y 2012). A principal favorita ao título, no entanto, é a peruana Lucía Gutiérrez (foto ao lado), que joga em casa defendendo o título do torneio que conquistou em Barranquilla, na Colômbia, em 2014, o único título de Peru nesse torneio.

Ao todo, entrarão em campo nesta quinta 107 jogadores, sendo 70 homens e 37 mulheres. A cerimônia de abertura do torneio foi realizada na tarde desta quarta-feira, no Lima Golf, com a presença de Donald Turner, Duncan Weir e Mark Lawrie, presidente, diretor executivo e diretor para a América Latina do R&A, respectivamente; Donald Donovan, da USGA; e Enrique Otero, secretário executivo da Federação Sul-Americana de Golfe. O torneio terá 72 buracos (quatro dias), sem cortes.

Países – Participam do torneio golfistas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, Guatemala, México, Canadá, Escócia, Estados Unidos, Finlândia, Gales, Inglaterra, Irlanda e Portugal. Entre os homens a Argentina é o maior ganhador do torneio, com seis títulos, conquistados por Tommy Cocha (dois), Sebastián Saavedra, Jorge Fernández Valdés, Franco Romero e Esteban Martínez. No feminino, Colômbia, com Paola Moreno, María Yacamán e Luciana Murcia, e Argentina, com Martina Gavier, Manuela Carbajo Ré y Delfina Acosta empatam com três títulos cada.

O 10º Campeonato Sul-Americano Amador de Golfe é organizado pela Federação Peruana de Golfe, com apoio do R&A, da Federação Sul-Americana de Golfe e do Lima Golf Club, que recebe o torneio pela segunda vez, Na primeira, em 2007, ganharam os argentinos Martina Gavier e Esteban Martínez. A competição foi disputada em match play de 2006 a 2009, passando depois disso para stroke play. O Brasil recebeu a edição de 2009, no São Fernando, no último ano em que as disputas foram de match play. Daniel Stapff ficou com a prata e Felipe Navarro, com o bronze. No feminino, a melhor colocação foi o 11º lugar que Patrícia Carvalho conseguiu em 2010.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados