Sul-Americano Amador: quatro brasileiros entre os Top 10

23/01/2015


Tourinho (4º), Kenji (8º), Lauren (7º) e Luiza (7º) são os destaques do país em Lima


Tourinho: mais uma boa estreia num torneio importante do golfe mundial
Tourinho: mais uma boa estreia num torneio importante do golfe mundial

por: Ricardo Fonseca

Com quatro jogadores terminando a rodada de abertura entre os Top 10, o Brasil tem um começo promissor no Campeonato Sul-Americano Amador de Golfe, competição individual que será disputada até domingo, no Lima Golf Club, Lima, Peru. André Tourinho, em quarto lugar, e Daniel Kenji Ishii, em oitavo foram os destaques entre os homens, quando Lauren Grinberg e Luiza Altmann estreavam empatadas em sétimo na competição feminina.

Veja, abaixo, os resultados do primeiro dia de torneio

Tourinho, que vem de um terceiro lugar na edição inaugural do Latin America Amateur Championship, começou pelo tee do 10 e jogou o pare de ida, com um bogey no 11, prontamente recuperado com um birdie no 12. O carioca revelado no Itanhangá, fez três birdies nos primeiros seis buracos da segunda metade do campo, antes de fechar o dia com bogey no 8 e birdie no 9, com 69 tacadas, três abaixo, sozinho em quarto lugar.

Brasileiros – Kenji, mais um jogador do Itanhangá, também começou pelo 10 para jogar o par de ida com birdie no primeiro buraco do dia, seguido de bogey no 11. Na segunda metade do campo, ele vinha com uma acima, antes de fechar o dia com dois birdies consecutivos para ser outro Top 10. O gaúcho Herik Machado, outro que saiu pelo 10, fez seus três birdies do dia na primeira metade do campo, para jogar duas abaixo de ida, antes de fazer um duplo bogey-6 no 4 e de fechar o dia com dois bogeys (8 e 9) para jogar 74, duas acima, e empatar em 25º lugar com o mineiro Tomaz Pimenta, que fez apenas um birdie – e três bogeys – em sua volta.

Nas fotos ao lado de cima para baixo: o americano Scott Harvey, líder isolado; o chileno Juan Alvarez e o argentino Marcos Montenegro, os vice-campeões; e a peruana Lucía Gutierrez, que começou em primeiro na defesa do título

Na competição masculina, com 70 participantes, apenas 12 estrearam abaixo do par, com destaque para o americano Scott Harvey, que fez seis birdies na única volta sem bogeys do dia para jogar 66 (-6) e assumir a liderança isolada do torneio. Por seu o atual campeão do U.S. Mid-Amateur, um dos majors americanos, Harvey, que defende a primeira delegação da USGA num Sul-Americano, jogará no Masters, em abril. Ele é o número 75 do ranking mundial de golfe amador e segundo melhor ranqueado em campo esta semana.

Destaques – Em segundo, empatados com 67 (-5), ficaram o uruguaio Juan Alvarez e Marcos Montenegro, atual campeão argentino amador. Tourinho vem a seguir, com -3, seguido de três jogadores empatados em quinto, com 70 (-2): o argentino Jesus Montenegro (não é parente de Marcos), o colombiano Iván Ramirez e o galês Jack Davidson. Há cinco jogadores com 71 (-1), com destaque para Matias Simaski, um dos oito argentinos em campo.

Alguns dos favoritos decepcionaram, como foi o caso do inglês Ashley Chesters, duas vezes campeão do European Amateur Championship e número 22 do ranking mundial de golfe amador, o mais bem ranqueado de todo o torneio, que ele jogará o British Open pela segunda vez em 2015. Chesters, que tenta das aos ingleses o terceiro título sul-americano consecutivo, fez apenas um birdie para jogar 74 (+2) e empatar em 25º. Outro foi o argentino Santiago Bauni, que fez um eagle e três birdies, mas errou demais e terminou em 34º, com 75 (+3).

Mulheres – No feminino, a peruana Lucía Gutierrez, que defende o título ganho em 2013, saiu na frente ao fazer quatro birdies e três bogeys para marcar 71 (-1) e ser a única das 37 participantes a jogar abaixo do par. A mexicana Maria Fassi, que foi líder isolada ao jogar quatro abaixo de ida, devolveu tudo na segunda metade do campo onde fez um duplo bogey e dois bogeys para jogar 72, o par do campo, e ficar sozinha em segundo, seguida pela colombiana Maria Vesga, com 73. A americana Margaret Shirley, campeã do Women`s Mid-Amateur, vem a seguir, com 74, empatada em quarto com a argentina Macarena Aguilera e com a escocesa Gemma Dryburgh.

Luiza Altmann, que abriu a volta com um birdie e fez outro no 6 para jogar o par de ida, chegou a ser líder após um birdie no 10, mas fez duplos bogeys no 12 e no 17, ambos de par 5, para jogar 75 (+3) e ser uma das cinco empatadas em sétimo lugar. Lauren Grinberg também fez dois duplos bogeys, um deles no 17, três birdies e dois bogeys, para ser outra com 75. Giovanna Hirata Yabiku foi a única brasileira a fazer birdie no 17, mas foi só. Ela fez ainda três duplos bogeys seguidos e sete bogeys para jogar 85 (+13) e ficar em 37º e último lugar.

Prêmio especial – Durante a cerimônia de abertura, Donald Turner, presidente do R&A, anunciou a criação de um prêmio especial para os ganhadores masculino e feminino do Sul-Americano. A partir deste ano, os dois campeões continentais receberão um convite para o European Amateur Championship – masculino e feminino – que estão entre os majors do golfe amador mundial.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados