Sul-Americano Amador: Tourinho assume liderança em Lima

24/01/2015


Brasileiro divide ponta com americano que vai ao Masters. Campeão jogará na Europa


Tourinho: buscando a liderança nos últimos buracos do torneio de golfe no Peru. Fotos: cortesia Walter Mendiola
Tourinho: buscando a liderança nos últimos buracos do torneio de golfe no Peru. Fotos: cortesia Walter Mendiola

por: Ricardo Fonseca

Seis birdies e apenas um bogey, nesta sexta-feira, colocaram o brasileiro André Tourinho na liderança do Campeonato Sul-Americano Amador de Golfe, competição individual que termina neste domingo, no Lima Golf Club, Lima, Peru. O carioca revelado no Itanhangá soma agora 136 (69-67) tacadas, oito abaixo do par, para dividir o primeiro lugar com o americano Scott Harvey (66-70), líder isolado do primeiro dia, que venceu o U.S. Mid-Amateur, um dos majors americanos, de 2014, o que o classificou para disputar o Masters, em abril.

Veja, abaixo, os resultados do Sul-Americano Amador

Tourinho, que começou o dia perdendo por três tacadas, abriu a volta com birdies no 1 e no 2, buracos de par 5 para iniciar uma perseguição a Harvey que durou toda a manhã. Ambos jogaram três abaixo de ida – Tourinho com quatro birdies, Harvey com três – e o mesmo com o brasileiro fazendo seu quinto birdie do dia no 12, ele ainda vinha em segundo três atrás do líder.

Liderança – O carioca de 24 anos que mora em Tulsa, nos EUA, onde fez faculdade, com a mulher e um filho que ainda não fez um ano, só conseguiu empatar em primeiro nos buracos finais, quando Harvey, depois de jogar 33 buracos seguidos sem devolver uma tacada para o campo, fez dois bogeys seguidos, no 16 e no 17, contra mais uma birdie de Tourinho, no 17. Os dois fizeram par no 18 para dividir a liderança com três tacadas de vantagem sobre o terceiro colocado, na disputa pelo título que dará ao campeão, pela primeira vez, o direito de jogar no European Amateur (clique aqui para ler mais sobre esse novo benefício ).

Nas fotos ao lado, de cima para baixo, Scott Harvey, líder desde o primeiro dia, que vai jogar no Masters, Lucía Gutierrez, que amplou sua vantagem na defesa do título; e a mexicana Maria Fassi, vice-líder

As melhores voltas do dia – 66 -, igualando a marca de Harvey na volta de abertura, foram feitas pelo argentino Andres Schonbaum, que passou a ser um dos quatro jogadores empatados em terceiro com cinco abaixo (73-66), e pelo americano Michael (Mike) McCoy, campeão do U.S. Mid-Amateur de 2013, que jogou o Masters, em 2014, onde não passou o corte. McCoy, que fez uma das três voltas sem bogeys do dia, está agora empatado em sétimo, com 140 (74-66) tacadas, quatro abaixo do par.

Brasileiros – O chileno Juan Alvarez, que começou o dia em segundo, a uma tacada do líder, jogou oito acima nesta sexta, sem um birdie sequer, para cair para o 30º lugar, com 147 (67-80) tacadas, três acima. Ele divide a posição com dois brasileiros: o gaúcho Herik Machado (74-73), que começou o dia com dois birdies nos três primeiros buracos, antes de devolver três tacadas, e o mineiro Tomaz Pimenta (74-73), que também fez dois birdies e três bogeys em sua volta.

O segundo melhor brasileiro continua sendo Daniel Kenji Ishii, do Itanhangá, que vem em 14º lugar com 143 (71-72) tacadas, uma abaixo. Kenji começou o dia em sétimo e fez um birdie logo no 3, para se colocar perto do topo do placar. Mas um triplo bogey-7, no buraco 5, o derrubou no placar e o obrigou a fazer a uma recuperação que começou com birdies no 6 e no 7 e outro no 17, para voltar ao par do campo. Como não há corte, os 70 jogadores voltam a campo neste sábado para a terceira rocada.

Feminino – No feminino, onde todas as 37 participantes começaram a volta pelo tee do 10, a peruana Lucía Gutierrez, que defende o título ganho em 2014 e começou o dia isolada na liderança, tomou um susto ao jogar quatro acima de ida, com quatro bogeys. Mas ela reagiu com quatro birdies nos buracos finais, para jogar o par do campo e permanecer sozinha em primeiro, com 143 (71-72) tacadas, uma abaixo, e ampliar sua vantagem para quatro tacadas. A campeã ganha vaga no Ladies European Amateur.

Assim como no masculino, onde quatro jogadores de fora do continente estão nas oito primeiras colocações, no feminino as jogadoras de fora da América do Sul também estão fazendo a diferença. A irlandesa Maria Dunne jogou 69, três abaixo do par e melhor volta de todo o torneio para ser uma das vice-líderes, com três acima (78-69), ao lada do escocesa Gemma Dryburgh (74-73) e da mexicana Maria Fassi (72-75). A segunda melhor sul-americana é a argentina Magdalena Simmermacher, em quinto, com seis acima (77-73).

Brasileiras – As duas brasileiras que estrearam entre as Top 10 perderam posições num dia em que o vento e as difíceis posições de bandeira fizeram a diferença. Luiza Altmann jogou seis acima de ida, com seu segundo duplo bogey no 17, de par 5, mas reagiu na segunda metade do campo, onde fez par, para terminar o dia empatada e 13º lugar, com nove acima (75-78).

Lauren Grinberg, que também estreara em sétimo, jogou três acima de ida, onde fez seu único birdie do dia, antes de jogar sete acima nos nove primeiros buracos do campo, com direito a um triplo bogey-7 no buraco 5. Giovanna Hirata Yabiku não escapou da última posição depois de fazer quatro duplos bogeys e nenhum birdie e terminar em 37º lugar, com 30 acima (85-89). O profissional Nico Barcellos acompanha a equipe em Lima.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados