28/04/2011
Que as chances das equipes brasileiras de conquistar uma medalha no Campeonato Sul-Americano Juvenil de Golfe deste ano eram pequenas, ninguém duvidava, mas a estréia dos dois times nesta quarta-feira, no Country Club de Vila, em Lima, acabou saindo pior do que o esperado com as meninas terminando em sétimo lugar entre dez países e os meninos em último e, pior, longe dos demais.
Na equipe masculina, na qual se punham as maiores esperanças, apenas o paranaense Henrique Pombo, que conquistou sua vaga na equipe ao vencer uma seletiva, jogou razoavelmente ao terminar a volta com 76 tacadas, quatro acima do par, empatado em 15º lugar entre 30 jogadores. Mesmo assim, não escapou de fazer dois duplos bogeys, nos buracos 4 e 5, que recuperou parcialmente com birdies seguidos no 8 e no 9, antes de devolver essas duas tacadas com bogeys em dois dos quatro buracos finais.
Susto – Já os outros dois integrantes da equipe nunca tiveram chances de reagir depois de um susto no começo. O gaúcho Gustavo Chuang, campeão brasileiro da categoria e destaque da temporada da AJGA, o circuito juvenil dos Estados Unidos, foi o “menos ruim” ao abrir a volta com bogey e quíntuplo bogey. Seu único birdie do dia, no 5, não amenizou o que se seguiria, com mais três bogeys e um duplo bogey para jogar 83, 11 acima e ficar em 27º (antepenúltimo) lugar. Somado ao resultado de Pombo, o Brasil marcou 15 acima na estréia para ficar quatro tacadas atrás da Bolívia, que vem em penúltimo.
O paulista Luigi Pedrinola também foi outro que abriu a volta de forma desastrosa e nunca mais se recuperou, apesar de ter feito um eagle e um birdie. Ele começou com quádruplo bogey no 1, seguido por mais três duplos bogeys que o deixaram com 10 acima em cinco buracos. Jogou 86, 14 acima, para ficar em último no placar individual do torneio.
A Argentina, como esperado, disparou na liderança ao somar nove abaixo, graças a
Thomas Baik, que jogou 67, cinco abaixo e melhor do dia, e Julian Lerda, que marcou 68, quatro abaixo. Franco Romero, com cinco acima, não pontuou para o time. Outras duas equipes terminaram abaixo do par: o Chile, segundo com quatro abaixo (Juan Cerda e Cristobal del Solar jogaram 70 cada) e a Venezuela, terceira com duas baixo (Gustavo Adolfo Morantes jogou 68 e Jorge Garcia 74).
Meninas – Diante do desastre masculino, o sétimo lugar das meninas não pareceu tão ruim, sobretudo porque elas somaram 10 acima e estão apenas uma tacada atrás das duas equipes empatadas em quinto – Bolívia e Venezuela – com nove acima, e não tão longe do Equador, que vem em terceiro, com cinco acima, e do Paraguai, quarto com seis acima.
A carioca Vitória Teixeira e a paulista Julia Shin pontuaram para a equipe ao jogar 77, cinco acima, cada, resultados que as deixam empatadas em11º lugar na classificação individual. Clara, a irmã mais velha de Vitória, jogou 81, nove acima, e não pontuou, em 22º lugar. O Brasil terminou empatado com o Peru, que sedia o torneio, quatro à frente do Chile, o penúltimo colocado, e 17 à frente do Uruguai, que foi apenas para cumprir tabela.
Júlia, que abriu a volta com um birdie no 10 e fez outro no 16, foi a mais consistente, com sete bogeys na volta e nenhum desastre maior. Vitória conseguiu três birdies, mas fez um duplo bogey e seis bogeys para também jogar cinco acima. Já Clara, que vinha fazendo o melhor jogo, com uma acima até o buraco 16, seu sétimo do dia, desandou no final ao fazer sete bogeys e um duplo bogey, contra apenas um birdie.
Liderança – A liderança entre as meninas está sendo dividida por Argentina e Colômbia, com duas acima do par. O Equador, com cinco acima, e o Paraguai, com seis acima, vem a seguir. Coralia Arias, do Equador foi o destaque individual ao jogar 71, única volta abaixo do par das meninas. Marcela Alguidon, da Colômbia e Manuela Carbajo, da Argentina, jogaram par de campo, enquanto a paraguaia Milagros Chave, campeão do Juvenil de Inverno de São Paulo, em 2010, ficou em quarto, com 73. A também paraguaia Paloma Vacaro, campeã do Brasileiro Juvenil de 2011, jogou 77, cinco acima.
O campeonato termina sábado, após quatro rodadas, onde valem sempre os dois melhores resultados de cada país a cada dia. Erik Anderson, profissional do São Paulo GC, é o capitão das equipes brasileiras.
Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços
Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course
Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50
19/11/2024
11/11/2024
11/11/2024
05/11/2024
05/11/2024
05/11/2024
© Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados