Sul-Americano Sênior: Colômbia lidera no individual e por equipes

27/10/2015


Chile vem em segundo nas duas categorias, seguido pelo Brasil, Gomez vem em terceiro


Roberto Gomez, do Brasil, que defende o título individual, estreou em terceiro
Roberto Gomez, do Brasil, que defende o título individual, estreou em terceiro

por: Ricardo Fonseca | Fotos: Thais Pastor  e Ricardo Fonseca

O colombiano Alfredo Morales, de 61 anos, jogou 72, o par do campo do Clube Curitibano, em Quatro Barras, para assumir a liderança isolada do 38º Campeonato Sul-Americano de Golfe Sênior, que começou a ser jogado nesta terça-feira em dois campos da região metropolitana de Curitiba, no Paraná. O torneio que terá ainda mais duas rodadas, quinta e sexta-feira (quarta é dia de folga), também está sendo disputado no campo do Alphaville Graciosa Clube, em Pinhais, onde estão os jogadores com handicap de 19 em diante. Os de handicap até 18 jogam no Curitibano.

Nas fotos ao lado, de cima para baixo: o líder Alfredo Morales, da Colômbia, e Mihaly Geyger, do Chile, segundo colocado individual

Morales abriu duas tacadas de vantagem sobre o chileno Mihaly Geyger, de 59 anos, que jogou 74 (+2), e é seguido por quatro golfistas empatados em terceiro com 78 (+6), entre eles o brasileiro Roberto Gomez, que defende o título de campeão sul-americano individual ganho em 2014, na Argentina. Empatados com ele estão os chilenos Luis Edwards e Felipe Taverne, e o uruguaio Gregor Schmid, que foi vice-campeão na Argentina, em 2014.

Equipes – Apesar de ter três jogadores nas três primeiras colocações, o Chile está apenas em segundo na disputa do principal título por equipes, para o qual valem os dois melhores de cada dia entre os quatro integrantes dos times de cada país. Morales (72) e Alfonso Villamizar (79) colocaram a Colômbia em primeiro, com 151 tacadas, contra 152 dos chilenos Geyger (74) e Edwards ou Taverne, já que ambos marcam 78.

Clique aqui para conferir os resultados completos das seis competições por equipes e de todas as competições individuais no hot site do Sul-Americano

O Brasil vem em terceiro lugar, com 157, com os resultados de Gomez (78) e Carlos Cândido (79). Os outros dois brasileiros do time que disputa a Taça Chile, a principal por equipes (scratch) não pontuaram: José Bianeck marcou ou e vem em 15º, e Arlindo Brun 83, em 16º, entre 106 jogadores da categoria. As boas surpresas do dia da delegação brasileira foram Kouchi Yui e Ronaldo Gunn, que vêm em sétimo, com 79, empatados com Cândido e dois colombianos.

Brasileiros – Esse resultado colocou Gunn na liderança isolada entre os de handicap até 18, com 68 tacadas net (descontado o handicap). Yui vem em segundo, com 69, empatados com Yoshihiro Miyamura, que também jogou três tacadas abaixo de seu handicap na estreia. Cândido, em quinto, com 74 net, é o melhor brasileiro entre os de handicap até 9, enquanto Yui lidera entre os de 55 a 59 anos, seguido por Delpho Sobrinho, em segundo, com 71. Miyamura, por sua vez, vem em primeiro na 65 a 69 anos, com Walter Tsuneto (72) em segundo. Gunn também é líder na 70 a 74 anos, com Luiz Krause em segundo, com 72.

No campo do Alphaville, onde jogam dois grupos com handicaps mais altos, os desataques do Brasil na 19 a 24 são três vice-líderes em suas categorias de idade: Mauro de Ávila (55 a 59), José Canepa (60 a 64) e Satoshi Kurita (75 ou mais). Na 25 a 36, José Waihrich (40 pontos) e Yoji Yoshihara (3) vem em segundo e terceiro na classificação geral. Por idades, os dois são líderes: Waihrich (60 a 64) E Yoshihara (75 ou +), além de Antônio Neto, líder na 70 a 74 anos, com 37 pontos. Há ainda dois vice-líderes do Brasil: Ramon dos Santos (55 a 59) e Julio Mottin (65 a 69).

Abertura – A cerimônia de abertura, seguida de jantar, no Graciosa Country Club, marcou na noite de segunda-feira, o começo oficial do Sul-Americano Sênior. Participaram da festa os 225 golfistas de dez países inscritos para o torneio, além de convidados como o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, e de Paulo Pacheco, presidente da Confederação Brasileira de Golfe, que foram recebidos pelo anfitrião Cláudio Kiryla, que alem de presidente da Associação Brasileira de Golfe Sênior, dirige também a Federação Sul-Americana de Golfe Sênior.

Os convidados e os representantes das entidades procederam ao hasteamento das bandeiras, ao som do Hino Nacional executado pela banda da Polícia Militar. A seguir, abrindo o jantar, houve discursos de boas-vindas, seguido da exibição de um depoimento gravado de Mário Gonzalez desejando bom jogo a todos, e de um vídeo com a biografia desse que foi o maior jogador da história do golfe brasileiro.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados