Sul-Americano: Tourinho perde liderança, mas ainda luta pelo título

25/01/2015


Brasileiro começa volta final perdendo por três para Harvey, que jogará no Masters


Tourinho: precisando de uma volta boa neste domingo para ainda ter chances de ser o campeão sul-americano de golfe e ir ao European Amateur. Fotos: cortesia Walter Mendiola
Tourinho: precisando de uma volta boa neste domingo para ainda ter chances de ser o campeão sul-americano de golfe e ir ao European Amateur. Fotos: cortesia Walter Mendiola

por: Ricardo Fonseca

Após um dia difícil para todos, onde fez seu único birdie do dia no 14 para jogar uma acima e somar 209 (69-67-73) tacadas, sete abaixo do par, o carioca André Tourinho perdeu a liderança e caiu para o quarto lugar, três atrás do líder, restando apenas a volta deste domingo para a conclusão do 10ª Campeonato Sul-Americano Amador de Golfe, competição individual que está sendo disputada, no Lima Golf Club, Lima, Peru. O líder isolado com 206 (66-70-70) tacadas, 10 abaixo, é o americano Scott Harvey, campeão do U.S. Mid-Amateur de 2014, um dos majors americanos, o que o classificou para disputar o Masters, em abril.

Veja, abaixo, os resultados da competição masculina e feminina do torneio

Tourinho, que começou o dia empatado em primeiro com Harvey, fez bogeys no 4 e no 10 e passou quase todo o dia tentando não perder contato com o líder, que fez dois birdies e 16 pares neste sábado, em sua segunda volta sem bogeys da semana, para ser um dos dois únicos em campo com todas as três voltas abaixo do par. O outro é o argentino Matias Simaski, que fez a melhor volta do dia para ficar sozinho em segundo, com nove abaixo (71-68-68). Tourinho está ainda atrás de outro argentino, Andres Schonbaum, que somar oito abaixo (73-66-69), depois de fechar o sábado com três birdies nos últimos cinco buracos.

Nas fotos ao lado, de cima para baixo: o líder Scott Harvey, no tee do 1; o argentino Matias Simaski, que fez a melhor volta da semana; e novo líder feminina, a escocesa Gemma Dryburgh; e a peruana Lucía Gutierrez, que caiu para segundo na defesa do título

Tourinho esteve em situação parecida no Latin America Amateur Championship, em Buenos Aires, na semana anterior, onde foi líder no segundo dia, mas começou a volta final perdendo por cinco, depois de jogar duas bolas na água. Naquela oportunidade, o brasileiro não desistiu e lutou pelo título até o final, antes de terminar em terceiro, a duas tacadas do campeão. Desta vez sua situação não é tão ruim e ele sabe que uma volta de quatro ou cinco abaixo pode lhe dar ao título que dará ao campeão o direito de jogar no European Amateur Championship, que dá vaga para o British Open.

Destaques – O inglês Ashley Chesters chegou como, o mais bem ranqueado de todo o torneio – número 22 do ranking mundial de golfe amador – e favorito ao título. Chesters,
duas vezes campeão do European Amateur Championship, que jogará o British Open pela segunda vez, em 2015, não jogou bem na estreia, mas já aparece em quinto lugar, com 211 (74-68-69), na quinta colocação, com cinco abaixo do par e cinco atrás do líder. Ele divide a posição com o galês Jack Davidson (70-69-72).

Os outros três brasileiros na competição não conseguiram se aproximar dos líderes e andam de lado, no meio do placar da competição, que reúne 70 jogadores e não teve corte. Herik Machado (74-73-73) e Daniel Kenji Ishii (71-72-77) aparecem entre os empatados na 27 colocação, com quatro acima, enquanto Tomaz Pinheiro vem em outra tacada atrás, em 33º, com cinco acima (74-73-75).

Mulheres – Na competição feminina, a peruana Lucia Gutierrez, que defende o título ganho em 2013 e liderava desde o primeiro dia, fechou o sábado com um duplo bogey, para jogar cinco acima e cair para o segundo lugar, duas tacadas atrás. A nova líder é a escocesa Gemma Dryburgh, que jogou sua primeira volta abaixo do par e soma agora 218 (74-73-71) tacadas, duas acima do par.

Lucia, com quatro acima (71-72-77), divide a vice-liderança com a Mexicana Maria Fassi (72-75-73) e com a irlandesa Maria Dunne (78-69-73). A paraguaia Sofia Garcia fez a melhor volta do dia e de todo o torneio ao fazer oito birdies para jogar seis abaixo e saltou para o quinto lugar, com 221 (79-76-66) tacadas, cinco acima do par e três atrás da líder. Ela divide a posição com a também paraguaia Milagro Chaves (77-76-68) que fez a segunda melhor volta do torneio no sábado.

Brasileiras – Entre as três brasileiras, todas juvenis, Luiza Altmann é a mais bem colocada e a única com chances de terminar entre as Top 10. Luiza, que começou o torneio em sétimo, está agora na 14ª colocação, com 12 acima (75-78-75). Lauren Grinberg vem em 25º, com 19 acima (75-82-78) e Giovanna Hirata Yabiku em 34º, com 39 acima (85-89-81), ainda em último, mas com sua melhor volta no torneio.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados