Sul-Americano: um desafio a cada buraco

11/08/2009


Sete brasileiros estão entre os 54 golfistas que lutam pelo título de melhor jogador de Match Play do continente


Tudo mundo ouve falar que match play é outro jogo. Isso acontece porque o golfe moderno parece ter optado pelo stroke play, o jogo por tacadas. Nessa modalidade quase onipresente, vence quem completar todos os buracos do campeonato no menor número de tacadas. É você – e todos os demais – contra o campo.

Quando a modalidade é por buraco, como no IV Campeonato Sul-Americano de Match Play, que vai ser jogado de amanhã, quarta, a sábado, no São Fernando Golf Club, em Cotia (SP), com patrocínio do Banco Alfa, a coisa muda de figura. O jogo por buracos, onde não é você contra o campo, mas você contra um adversário, desperta sentimentos e habilidades desconhecidas dos próprios jogadores e propicia jogadas mais arriscadas e vistosas para a torcida.

Favoritos – Num jogo desses não há favoritos, pelo menos quando o favoritismo se refere ao que o jogador faz no stroke play. É só ver o exemplo de Tiger Woods, exímio jogador de match play quando amador, que já perdeu para jogadores desconhecidos na primeira, segunda e terceira rodadas do Accenture, o maior e mais importante torneio de match play da atualidade.

Por isso vale a pena assistir ao evento que começa hoje (terça), às 16 horas, no São Fernando, com a cerimônia de abertura e o hasteamento das bandeiras dos dez países participantes. São 32 jogadores no masculino e 16 no feminino, que jogam uma fase de classificação divididos em grupos de oito.

Elite – Estarão presentes os melhores golfistas do Brasil e de outros nove países do continente: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.   

A competição nasceu de uma idéia brasileira. “O torneio mais tradicional do continente, a Copa Los Andes, é match play, mas disputado por equipes”, conta Wagner Rocumback, diretor técnico da Confederação Brasileira de Golfe na época da criação do evento. “Não tínhamos um torneio que definisse os campeões individuais sul-americanos até este ser criado”.

Equipe – O Brasil terá cinco homens e duas mulheres no IV Campeonato Sul-Americano de Match Play: Daniel Stapff (PR), atual campeão brasileiro, Pedro Costa Lima (SP), campeão brasileiro de 2007, Felipe Navarro (RJ), primeiro do ranking nacional, Roberto Gomez (SP), tetracampeão brasileiro, Guilherme Oda (SP), segundo colocado do ranking naional, Nathalie Silva (SP), segunda colocada do ranking feminino, e Isadora Stapff (PR), vice-campeã brasileira.

Em 2008, o Sul-Americano de Match Play foi realizado em setembro no Club de Polo y Equitación San Cristobal, no Chile. Os atuais campeões sul-americanos são o chileno Cristian Espinoza e a colombiana Maria Yacaman.

Formato – Os dias 10 e 11 estão reservados para treino. Nos três primeiros dias de competição (dias 12, 13 e 14 pela manhã), será jogada a classificação com os jogadores divididos em grupos de oito (quatro no caso dos homens e dois no caso das mulheres) e todos jogarão contra todos no sistema Round Robin (18 buracos na quarta-feira e 36 na quinta-feira e 18 na sexta). Os dois primeiros colocados das chaves masculinas passam para as quartas de final, que serão disputadas na sexta-feira dia à tarde, junto com as semifinais femininas. No sábado pela manhã, haverá a semifinal masculina e, à tarde, as finais masculina e feminina.

O torneio tem o patrocínio do Banco Alfa e será organizado pela Confederação Brasileira de Golfe e Only Golf, com apoio da Federação Paulista de Golfe, do São Fernando Golf Club, da Titleist e da Prefeitura Municipal de Cotia. O evento conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte (lei nº 11.438), do Ministério dos Esportes.
 
Programação

11/07 – terça-feira
16h – Cerimônia de inauguração do campeonato e coquetel de boas-vindas

12/07 – quarta-feira
Classificação 1ª rodada – tarde

13/07 – quinta-feira
Classificação 2ª rodada – manhã
Classificação 3ª rodada – tarde

14/07 – sexta-feira
Classificação 4ª rodada – manhã
Quartas de final masculinas e semifinais femininas – tarde

15/07 – sábado
Semifinais e finais masculinas e final feminina
17h – Cerimônia de Encerramento

Entrada Franca

Local: São Fernando Golf Club – Estrada Fernando Nobre, 4.000 – Cotia – SP – Acesso pelo km 28,5 da Rodovia Raposo Tavares
 

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados