Sul-Brasileiro: argentino e uruguaia lideram em Porto Alegre

29/04/2012


Competição masculina está embolada, com seis jogadores separados por apenas duas tacadas


Clarke, da Argentina: jogando o par do campo para liderar torneio de golfe internacional em Porto Alegre
Clarke, da Argentina: jogando o par do campo para liderar torneio de golfe internacional em Porto Alegre

por: Ricardo Fonseca

O argentino Julian Clarke jogou 70, o par do Porto Alegre Country Club, para sair na frente na disputa do 62º Campeonato Aberto Sul-Brasileiro de Golfe, segundo torneio do ano válido para o ranking brasileiro, que começou a ser jogado neste domingo, na capital gaúcha. Marcelo Giumelli gaúcho radicado em São Paulo, onde defende o Broa Golf Resort, de Itirapina, jogou 71 para ficar sozinho em segundo, seguido de perto por cinco outros cinco jogadores, num dia de vento sul e muito frio, com temperaturas beirando os 10º C nos momentos mais frios.

Entre os empatados em terceiro, com 72 (+2) está Leonardo Conrado, três vezes campeão do torneio, que tenta conquistar seu terceiro título em quatro anos. Conrado, que vem de vitórias em Pelotas, do ranking gaúcho, e Brasília, do ranking nacional, fez birdies nos dois pares cinco do campo, os buracos 5 e 11, mas não foi bem sobre os greens, fechando a volta com três putts no 18. Empatados com ele estão o paranaense Clay Hamlin, os gaúchos Octavio Villar, e Paulo Davis, e o paulista Roberto Gomez, que comemora 40 anos de uma carreira vitoriosa no golfe brasileiro.

Destaques – Muitos dos favoritos foram surpreendidos pelo tempo adverso e pelos greens rápidos, incluindo o gaúcho Arthur Lang, segundo colocado do ranking brasileiro amador, com pequena vantagem de pontos sobre Leonardo, o terceiro colocado. Qualquer um dos dois que vença o torneio assume o posto de número 1 do Brasil, já que Pedro da Costa Lima, o líder do ranking, não está jogando esta semana.

Lang jogou 74, quatro acima para empatar com o chileno Juan Cerda, campeão do Junior Orange Bowl International Golf Championship, em Miami, em dezembro passado. Cerda, em 75º lugar, é o único sul-americano entre os 100 primeiros do ranking mundial amador, depois de ter pontuado em 11 torneios que jogou em 2012. O Sul-Brasileiro também vale pontos para o ranking mundial.

Capitães – Na frente dos dois e de Paulo Antonello, que também jogou 74 para empatar em décimo, terminaram ainda Christiano Saboya, capitão do Country gaúcho, e Marcio Sadao Kimura, capitão do São Fernando GC, de Cotia (SP), que compartilham a oitava colocação.

O paulista Ivan Tsukazan, vice-campeão em Brasília, jogou 75 para ficar sozinho em 13º lugar. O uruguaio Agustin Tarigo, de handicap +3, que vem de uma vitória no Aberto de Córdoba, na Argentina, em abril, e de um vice-campeonato no Sul-americano individual de Cali, na Colômbia, em março, jogou 76. Ele divide a 14ª posição com o paranaense Eduardo Pesenti e com o argentino Martín Lazdín.

Feminino – Entre as mulheres, a gaúcha Manuela Barros, radicada no Uruguai, que nunca competiu no Country, lidera com 75 tacadas, quatro acima do par feminino, que é 71, já que elas jogam o buraco 10 como um terceiro par 5. A paulista Andrea Araújo vem em segundo, com 77 tacadas, enquanto a paranaense Luciana Oliveira e a carioca Marleuza Cunha estão empatadas na terceira colocação, com 81.

Lúcia Guilger, a Barata, segunda do ranking brasileiro vinha em segundo até a metade do campo, mas jogou 11 acima nos nove buracos finais para jogar 85 e empatar em quarto com a juvenil carioca Giulia Mallmann. Carla Ziliotto, do Arujá, que assumiu a liderança do ranking nacional ao vencer em Brasília, no último domingo, jogou 87 e está empatada em sétimo com Gabriela Dietrichkeit, Beatriz Pereira de Almeida, Vivian Golombek e Adriana Oliveira.

Categorias – Nas categorias com handicap, Paulo Antonello lidera na com índex até 8,5, com 68, duas abaixo de seu handicap; e Santiago Saboya na 8,6 a 14, com 71. Na única categoria feminina com handicap, Gabriela Dietrichkeit vem em primeiro com 70, uma abaixo de seu handicap. Homens com handicap acima de 14 e mulheres com mais de 16,5  jogam apenas na segunda etapa do Sul-Brasileiro, no próximo fim de semana, que terá outros 120 jogadores e valerá para o ranking estadual.

O Aberto Sul-Brasileiro de Golfe tem patrocínio de Coca-Cola e Guaibacar e apoio da Pro-Esporte (Lei de Incentivo do Conselho Municipal do Desporto de Porto Alegre), Ecobenefícios Good Card, Sheraton Porto Alegre Hotel, Zoomcar e Confederação Brasileira de Golfe (CBG),. A realização é do Porto Alegre Country Club e a organização da ProTenis Promoções Esportivas.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados