Sul-Brasileiro: Conrado tenta vencer em três décadas diferentes

26/04/2012


Campeão em 1993, 2009 e 2010 joga em casa embalado pelo título no Aberto de Brasília


Leonardo Conrado: favorito para vencer Sul-Brasileiro e fazer história no golfe nacional
   Leonardo Conrado: favorito para vencer Sul-Brasileiro e fazer história no golfe nacional

por: Ricardo Fonseca

Ainda embalado pelo vitória no Aberto de Brasília, onde virou o jogo com voltas abaixo do par no final de semana, o gaúcho Leonardo Conrado volta a campo de domingo a terça-feira, no Porto Alegre Country Club, como um dos favoritos ao título do 62º Aberto Sul-Brasileiro, uma das competições mais antigas e importantes do calendário nacional.

Como já é tradicional, o torneio terá convidados do exterior, com destaque para o chileno Juan Cerda, campeão do Junior Orange Bowl International Golf Championship, em Miami, em dezembro passado, e que liderou tanto o Amador do Brasil como a etapa sul-americana da Faldo Series, no Damha, em 2011. Haverá equipes do Brasil, Argentina, Uruguai e Chile disputando uma competição paralela.

Tricampeão – Conrado venceu o Sul-Brasileiro pela primeira vez em 1993, antes de deixar o golfe para estudar, formar-se em Medicina e casar. Ao voltar ao esporte, Leonardo venceu o Sul-Brasileiro em 2009 e 2010 e chegou líder à volta final de 2011, com chances de ser o primeiro tricampeão em 61 anos de história do torneio. Mas a pressão do feito, num ano em que sonhava ser convocado para jogar na Los Andes, o influenciou e ele jogou 76 na volta final para terminar em quarto. Venceu Duda Vasconcellos, com Roberto Gomez em segundo.

Com a vitória em Brasília, no primeiro dos seis torneios da reduzida temporada brasileira de 2012, que vinha tendo sempre 11 eventos por ano, Conrado passou para o terceiro lugar do ranking brasileiro e tem a chance de pular para primeiro com uma vitória este ano. Além disso, ele se tornaria o único a vencer o Sul-Brasileiro em três décadas diferentes. Conrado está num bom ano e, antes de ir a Brasília, foi campeão do Aberto de Pelotas virando o jogo sobre Octávio Villar, o Fanta, e Arthur Lang, que jogavam em casa.

Ausência – Pedro da Costa Lima, o Pepê, que manteve a liderança do ranking brasileiro mesmo sem jogar em Brasília, desistiu nesta quinta-feira de jogar em Porto Alegre. Ele se recupera de uma fratura no braço, já voltou inclusive a jogar 18 buracos sem problemas, mas acredita que sua volta num torneio dessa envergadura ainda é prematura. Pepê pretende jogar mais torneios regionais para recuperar a confiança, sobretudo em jogadas mais complicadas, contra raízes de árvores, chão duro e outras que possam prejudicar sua recuperação.

Desta forma, como é provável que Duda Vasconcelos também não vá a Porto Alegre defender seu título, Conrado terá como principal adversário Arthur Lang, segundo do ranking brasileiro, 0,90 ponto à sua frente. Os dois podem assumir a liderança do ranking, mas apenas com uma vitória no Country, já que Pepê não defende pontos esta semana e tem pouco mais de 15 pontos de vantagem sobre os dois. Uma vitória dá 32 pontos e ambos não defendem mais do que dez.

Mulheres – Entre as mulheres, Carla Ziliotto assumiu a liderança do ranking brasileiro com sua vitória em Brasília e agora defende a liderança contra Lúcia Guilger, a Barata, que está em segundo 3,6 pontos atrás. Larrisa Pombo, terceira do ranking, não joga em Porto Alegre, pois vai com o irmão Henrique, que joga o Sul-Americano para os EUA, visitar as faculdades pelas quais ele pretende jogar.

A primeira edição do Aberto Sul Brasileiro foi disputada em 1951 e a cada ano o torneio ganha mais prestígio e qualidade, devido a organização e à qualidade do clube que recebe o evento. Localizado em um bairro nobre da cidade, o Porto Alegre Country Club (PACC) é uma reserva verde entre os edifícios, com muita vegetação nativa, lagos e pássaros de várias espécies.

Clube – Com 6.100 jardas e par 7o para os homens e 71 para as mulheres, que jogar o buraco 10 como par 5, não é particularmente longo, mas tem topografia acidentada com as amplas raias bem delineadas por árvores de diversos tipos. Os greens também são amplos, não muito ondulados, mas com inclinação acentuada.


Confira os últimos campeões e vices do Sul-Brasileiro

2011
1º Eduardo Vasconcellos
2º Roberto Gomez
1ª Lucia Guilger
2ª Ruriko Nakamura
 
2010
1º Leonardo Conrado
2º Felipe Lessa
1ª Luciana Fuchs
Ruriko Nakamura
 
2009
1º Leonardo Conrado
2º Daniel Dias
1ª Patrícia Carvalho         
2ª Nathalie Silva


  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados