Sul-Brasileiro: Daniel Dias amplia vantagem em Porto Alegre

04/05/2014


Herik faz a melhor volta do torneio para ser vice, duas atrás, junto com Garmendia


Dias: dua de vantagem na volta final do torneio de golfe do Country, mas acossado por Herik (abaixo)
Dias: dua de vantagem na volta final do torneio de golfe do Country, mas acossado por Herik (abaixo)

por: Ricardo Fonseca

Atualização: devido
às fortes chuvas que caem em Porto Alegre, as categorias foram
canceladas e apenas os scratch, homens e mulheres, deverão entrar em
campo para decidir o título a partir das 9h30 pelos tees do 1 e do 10,
com lie melhorado (levantar, limpar e recolocar a bola através do
campo).

O gaúcho Daniel Dias, que há anos não compete mais em nível nacional, jogou mais uma volta abaixo do par do Porto Alegre Country Club para ampliar para duas tacadas sua vantagem na liderança do 64º Campeonato Sul-Brasileiro de Golfe, que termina neste domingo, valendo pontos para o ranking mundial e brasileiro. Daniel, que já venceu o Sul-Brasileiro em 1995, 2001 e 2005, pode se tornar o segundo jogador da história a vencer o maior torneio de golfe do Rio Grande do Sul em três décadas diferentes.

Herik Machado, juvenil revelação do golfe brasileiroDias somar 136 (67-69) tacadas, quatro abaixo do par, depois de fazer cinco birdies e quatro bogeys na volta deste sábado. O líder não teve um bom começo e só ficou abaixo do par na rodada após fazer três birdies em quatro buracos do começo da segunda volta. Um bogey no 17 impediu que ele chegasse à volta final com uma vantagem ainda maior.

Herik – Mas a grande atração do dia foi o juvenil Herik Machado, de 17 anos, que jogou 66, quatro abaixo e melhor volta de todo o torneio para somar duas abaixo e saltar para a vice-liderança, duas atrás do líder. Herik divide o segundo lugar com o argentino Juan Ignacio Garmendia, defensor do título, que jogou 69 pelo segundo dia consecutivo para ser o outro único em campo, além do líder, com duas voltas abaixo do para na semana. Herik fez cinco birdies na volta deste sábado e respondeu o único bogey do dia, no 16, com um birdie no 17.

Revelado no programa Novos Talentos, Herik, vindo de uma família pobre de Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai (está à mesma distância, 500 km, de Porto Alegre e Montevidéu) já é o quinto colocado do ranking brasileiro adulto, depois de ter sido terceiro colocado no Aberto do Paraná e vice-campeão e melhor brasileiro (ao lado de Pedro da Costa Lima, o Pepê) no Aberto de Brasília, os dois torneios do ranking nacional que disputou este ano.

Torito – Outro destaque do torneio continua sendo Felipe Lessa, o Torito, voltando a competir nacionalmente depois de anos de afastamento. Considerado o maior revelação d golfe nacional dos últimos anos, Torito, que venceu seu primeiro torneio do ranking e foi número 1 do Brasil aos 13 anos, vem sozinho em quarto lugar no par do campo depois de ter jogado 69 na estreia e 71 no sábado.

Leonardo Conrado, que começou o dia em segundo, com 68, jogou 73 e caiu para o quinto lugar, no par do campo. Conrado, que venceu o Sul-Brasileiro em 1993, 2009 e 2010, foi líder na volta final de 2011, perdeu o título no playoff de 2012 e foi o quinto colocado, mas melhor brasileiro, em 2013. Apesar de estar cinco atrás do líder, ele ainda tem chances de vencer pois está somente três atrás dos vice-líderes e é o jogador com o melhor retrospecto recente no torneio.

Destaques – O paranaense Ivo Leão jogou duas voltas de 72 para empatar em sexto com o Uruguai Juan Alvares, o jogador com o melhor ranking mundial em campo (206º lugar) e com o gaúcho Matheus Balestrin, outro vice da véspera, que jogou 76 e também soma quatro acima. O carioca Bernardo Willemsens jogou 69, o igualando o segundo melhor resultado abaixo do par do dia, para somar cinco acima e empatar em nono com o sênior paulista Roberto Gomez, que já venceu o Sul-Brasileiro em três décadas diferentes (1988,1994, 2004 e 2008).

Herik também é líder entre os jogadores com índex até 8,5, com seis abaixo de seu handicap, empatado com Dias. Balestrin vem em terceiro, com duas abaixo. Entre os jogadores de índex de 8,6 a 14, o juvenil Santiago Saboya jogou duas voltas de 67 para somar seis abaixo de seu handicap e abriu 11 de vantagem sobre Alcione Santin, o segundo colocado com cinco acima. Fabricio Moschetti e Matheus Graeff, disputam o bronze da categoria, com seis acima.

Feminino – Entre as mulheres, a gaúcha Manuela Barros que mora no Uruguai e defende o país vizinho, jogou 78 (sete acima no campo de par 71 para as mulheres) para se manter líder, com 154 tacadas, uma à frente da carioca Giulia Malmann, que também jogou 78. A paulista Giovanna Yabiku jogou 75, a melhor volta do torneio feminino para saltar para o terceiro lugar, mas ainda seis tacadas atrás da líder.

A paranaense Luciana Fuchs surpreendeu as outras favoritas do torneio ao somar 164 e vir em quarto lugar na frente da paulista Lúcia Guilger, a Barata, número 2 do Brasil, que já venceu duas vezes o torneio e defende o título ganho em 2013 (168); de Carol Yamada, juvenil do Paraná (169); e de Ruriko Nakamura, nº 3 do golfe brasileiro (169), que como Barata e Manuela é ex-campeã do torneio.

Na categoria única feminina com handicap, Malmann disparou na liderança com cinco abaixo, seguida por Lucia Reinert, com seis acima e por Luciana e Giovanna, com oito acima.

Patrocínio – O 64º Campeonato Sul-Brasileiro de Golfe é organizado pelo Porto Alegre Country Club, com patrocínios da Coca-Cola, Heineken, Swan Business, Jasmin Tapetes e Par 4 Veículos. O torneio tem supervisão da Federação Riograndense de Golfe e apoio da Confederação Brasileira de Golfe.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados