Sul-Brasileiro: Daniel Dias assume liderança isolada no Country

02/05/2014


Ele joga 67 para estrear uma à frente de Conrado e Balestrin. Garmendia vem uma atrás


Daniel: dominando mais um torneio de golfe internacional em seu clube, à frente de fortes adversários
Daniel: dominando mais um torneio de golfe internacional em seu clube, à frente de fortes adversários

por: Ricardo Fonseca

Daniel Dias pode ser chamado hoje de jogador de um campo só, mas quando o confronto é no Porto Alegre Country Club, na capital gaúcha, ele faz isso muito bem feito, como nesta sexta-feira, quando fez seis birdies para jogar 67, três abaixo do par, e assumir a liderança isolada do 64º Campeonato Sul-Brasileiro de Golfe, que prossegue até domingo, valendo pontos para o ranking mundial e brasileiro. Daniel, que já foi um dos mais fortes amadores do circuito nacional, venceu o Sul-Brasileiro em 1995, 2001 e 2005, e pode se tornar o segundo jogador da história a vencer o maior torneio do PACC em três décadas diferentes.

Quem também tem três títulos e pode chegar ao quarto em três décadas diferentes é Leonardo Conrado (ao lado, no alto), que fez cinco birdies para jogar 68 (-2) e empatar em segundo com o juvenil Matheus Ballestrin (ao lado, abaixo). Conrado, que venceu o Sul-Brasileiro em 1993, 2009 e 2010, vem chegando perto do título nos últimos três anos. Ele foi líder na volta final de 2011, perdeu o título no playoff de 2012 e foi o quinto colocado, mas melhor brasileiro, em 2013.

Destaques – A boa surpresa do dia foi Felipe Lessa, o Torito, que foi número 1 do Brasil, aos 13 anos, e venceu o Sul-Brasileiro em 2003 e 2006, mas parou de competir no ranking nacional há bastante tempo, só se animando a voltar nesse torneio. Torito fez cinco birdies, mas também um duplo bogey e dois bogeys, para jogar 69 (-1) e empatar em quarto com o argentino Juan Garmendia, que defende o título ganho em 2013, quando os quatro primeiros lugares ficaram para os quatro argentinos convidados.

Outra boa surpresa foi o sênior paulista  Roberto Gomez, que parou de competir por quase dois anos, voltou este ano e estreou no par do campo, isolado em sexto lugar, depois de fazer quatro birdies e quatro bogeys. Gomez é o único a vencer o Sul-Brasileiro em três décadas diferentes (1988,1994, 2004 e 2008) e pode chegar ao recorde de cinco títulos em quatro décadas diferentes. Fernando Chaves Barcellos, que venceu o torneio inaugural, em 1951, continua a ser o maior campeão da história do torneio, com sete títulos conquistados nas décadas de 50 e 60.

Juvenis – Boas estreias ainda dos juvenis Alan Dietrichkeit, de 18 anos, que jogou 71 (+10) para ficar sozinho em sétimo, e de Herik Machado, de 17, quinto do ranking brasileiro adulto, que jogou 72 para empatar em oitavo com o uruguaio Juan Alvarez, um dos favoritos ao título, que fez um duplo bogey em sua volta, e Ivo Leão, do Paraná. Ivo e Gomez são os únicos brasileiros não gaúchos entre os Top 10.

Na categoria com até 8,5 de índex, Balestrin lidera com 65, cinco abaixo de seu handicap, seguido por Daniel, com 66 e Dietrichkeit, com 67. Na 8,6 a 14, Santiago Saboya, de apenas 17 anos, jogou 67 (-3) para lidera com duas de vantagem sobre Rodrigo Brezolin e Clayton Bononi.

Feminino – Entre as mulheres, a gaúcha Manuela Barros, de 23 anos, campeã em 2012, que mora em Santiago e joga pelo Uruguai, saiu na frente em busca de seu segundo título em três anos ao jogar 76 (+5), contra 77 (+6) da juvenil carioca Giulia Malmann, que está de malas prontas para ir morar nos EUA e jogar na Divisão I da NCAA. A paranaense Luciana Fuchs surpreendeu ao jogar 80 e terminar em terceiro. Para as mulheres o par do PACC é 71, com o buraco 9 sendo jogado como par 5.

Duas das principais favoritas ao título e que juntas venceram três dos quatro últimos torneios, não foram bem. Lúcia Guilger, a Barata, a número 2 do Brasil, que defende o título e foi campeã em 2011 e 2013, jogou 83 para ficar em quarto, a sete tacadas da líder. Ruriko Nakamura, terceira do ranking nacional e campeã em 2010, ficou em sexto, com 86, atrás ainda da juvenil paranaense Carol Yamada. Giovanna Yabiku, juvenil de São Paulo, jogou 87. Na categoria feminina única por handicap (índex até 16), Malmann lidera com 67 (-3), seguida por Luciana, com 72 e Gabriela Dietrichkeit, com 74.

Patrocínio – O 64º Campeonato Sul-Brasileiro de Golfe é organizado pelo Porto Alegre Country Club, com patrocínios da Coca-Cola, Heineken, Swan Business, Jasmin Tapetes e Par 4 Veículos. O torneio tem supervisão da Federação Riograndense de Golfe e apoio da Confederação Brasileira de Golfe.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados