Sul-Brasileiro: estrangeiros dominam torneio do ranking nacional

01/05/2012


Argentino lidera por duas; Cristiano Saboya, capitão do Porto Alegre CC, é o melhor brasileiro


Clarke, da Argentina: lider por duas, em torneio de golfe dominado pelos estrangeiros e pelos gaúchos
   Clarke, da Argentina: lider por duas, em torneio de golfe dominado pelos estrangeiros e pelos gaúchos

por: Ricardo Fonseca, enviado especial a Porto Alegre

Depois de estrear com 70 tacadas, o par do campo, o argentino Julian Clarke jogou 71, para somar uma acima do par e ampliar para duas tacadas sua vantagem na liderança no 62º Campeonato Aberto Sul-Brasileiro de Golfe, segundo torneio do ano válido para o ranking brasileiro, que termina neste feriado de 1º de maio, no Porto Alegre Country Club, na capital gaúcha. O Chileno Juan Cerda, número 75 do ranking mundial de golfe amador, que havia estreado com 74, reagiu ao jogar 69 (-1), uma das duas únicas voltas abaixo do par até agora, para empatar em segundo, duas atrás do líder. O outro a jogar abaixo do par foi o argentino Martín Lazdín, que marcou 68, duas abaixo e melhor volta do torneio, para se recuperar do 76 da estréia e subir para o quarto lugar.

O único brasileiro entre esses estrangeiros é Cristiano Saboya, capitão do Porto Alegre CC, que se fez valer de seu conhecimento do campo, para jogar 73 e 70 e empatar em segundo lugar, com três acima. Outros três brasileiros, com quatro acima, dividem a quarta colocação com Lazdín, com destaque para Leonardo Conrado, que vem de uma vitória em Brasília, na semana passada, no primeiro dos seis torneios da reduzida temporada nacional de 2012 – eram 11 eventos nos anos anteriores, quando o golfe não era olímpico. Conrado tenta vencer o torneio pela quarta vez, a terceira nos últimos quatro anos. Ele jogou 72 pelo segundo dia consecutivo para empatar com o local Paulo Davis e com Octavio Villar, o Fanta, de Pelotas (RS), que também jogaram duas voltas de 72.

Destaques – Clay Hamlin, de Londrina (PR), que saiu no pelotão com 72, jogou 74 nesta segunda e caiu para o oitavo lugar. O uruguaio Agostin Tarigo, o quatro dos estrangeiros convidados, jogou 71 para se recuperar das 76 tacada da estréia e subiu para o nono lugar, empatado com Arhtur Lang, de Pelotas (74-73). Ivan Tsukazan, segundo em Brasília, melhorou uma tacada para jogar 73 e vem sozinho em 11º. Marcelo Giumelli, do Broa Golf Resort, que começou o dia em segundo, jogou 78 e caiu para 12º. Mas o maior colapso foi de Roberto Gomez, que comemora 40 anos de golfe. Depois de sair em terceiro, com 72, ele jogou 45, dez acima, de ida, para marcar 81 e cair para 20º.

O argentino Clarke, que não conhecia o campo até esse torneio, fez três birdies e quatro bogeys nesta segunda-feira. Ele devolveu tacadas no 1, no 7 e no 14, todas errando o green, e no 14, onde deu três putts. Mesmo duas na frente, ele sabe que a pressão será grande, tanto dos jogadores locais, que são quatro dos sete primeiros, mas, sobretudo de Cerda, que mais uma vez impressionou pela qualidade de seu golfe e é serio candidato ao título.

Decisão – Mesmo cansado de oito semanas seguidas de torneios em seu país, onde venceu dois e foi três vezes terceiro, e de uma viagem de volta dos EUA, onde jogou na última semana, Cerda liderou o torneio na primeira metade do campo ao jogar três abaixo até o buraco 8. Ele fez um bogey no 9, onde não salvou da banca, e mais dois seguidos, no 16 e no 17. Mas fechou a volta com birdie no 18, para jogar uma abaixo, quando o sol tímido, que só em poucos momentos prevaleceu sobre o vento frio vindo do Sul, já se punha.

Saboya, que joga ao lado de Clarke e Cerda nesta segunda, fez bogeys no 4 e no 5, onde errou os greens, mas reagiu com birdies no 8 e no 11. Ele devolveu uma tacada ao dar três putts no 12, mas reagiu com um birdie no 15 e ainda perdeu outro no 18, num dos poucos putts dentro dos três metros que errou no dia. Uma vantagem de conhecer bem os greens do clube, que voltaram a estar rápidos como na estréia. Os sete greens do PACC que ainda são de Bermuda, a mesma grama das raias, são cortados bem baixos e relados todos os dias. Os demais, de Tifdwarf, chegam à mesma velocidade sem rolar.

Favoritos – Conrado teve mais um dia decepcionante para ele, que se cobra um resultado no campo que passou a ser o seu desde que foi morar em Porto Alegre. Ele abriu a volta com birdies no 1 e no 4, onde quase fez um hole-in-one, mas bogeys no 5 e no 6, tiraram sua confiança e encolheram seu swing. Ele deu três putts no 12, perde um birdie de 1,5 metro no 13 e outro no 14 onde a bola lambeu o buraco, e fechou o dia com bogey no 16. Ele sai no antepenúltimo grupo, ao lado de Hamlin e Tarigo.

Fanta, que joga no penúltimo grupo, ao lado de Davis e Lazdín, começou o dia dando três putts no 1 e no 3, o mesmo que havia feito no dia anterior. Ele já vinha com quatro acima, quando birdies no 13 e no 15 o recolocaram no jogo. Fanta embocou um putt longo, mas os curtos continuam a ser o drama de seu golfe.

Feminino – Entre as mulheres, a liderança também é de uma estrangeira – Manuela Barros – na verdade de uma gaúcha de nascimento que mora no Uruguai e defende o país vizinho, onde é a terceira do ranking local. Manuela jogou 75 e 74 para somar sete acima (o par das mulheres é 71) e abrir seis tacada de vantagem, sobre a paulista Andrea Arruda, a única além dela com duas voltas abaixo de 80 (77-78).

A paulista Lúcia Guilger, a Barata, número 2 do Brasil, recuperou-se de um 81 na estréia ao jogar 74 e igualar a melhor volta do torneio feminino. Barata vem em terceiro, dez atrás da líder e uma à frente da paranaense Luciana Oliveira (81-79). A carioca Marleuza Cunha está em quinto (81-83), seguida por Adriana Oliveira (87-79). Carla Ziliotto, de Arujá (SP), a número 1 do Brasil, que vem de uma vitória em Brasília, está em sétimo sem ter ainda quebrado as 80 tacadas (87-83).

Patrocínio – O Aberto Sul-Brasileiro de Golfe tem patrocínio de Coca-Cola e Guaibacar e apoio da Pro-Esporte (Lei de Incentivo do Conselho Municipal do Desporto de Porto Alegre), Ecobenefícios Good Card, Sheraton Porto Alegre Hotel, Zoomcar e Confederação Brasileira de Golfe (CBG),. A realização é do Porto Alegre Country Club e a organização da ProTenis Promoções Esportivas.


  Paulo Davis comemora birdie: desafiando os estrangeiros na volta final do torneio de golfe gaúcho

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados