Sul-Brasileiro: recomeça batalha pela liderança do ranking nacional

29/04/2012


Conrado e Lang tentam chegar a número 1 do Brasil. Ziliotto defende posto tirado de Barata


Conrado: em busca de seu terceiro título em quatro anos no tradicional torneio de golfe do Country gaúcho
   Conrado: em busca de seu terceiro título em quatro anos no tradicional torneio de golfe do Country gaúcho

por: Ricardo Fonseca

O gaúcho Leonardo Conrado e a paulista Carla Ziliotto, buscam mais do que seu segundo título consecutivo em torneios válidos para o ranking nacional, no 62º Aberto Sul-Brasileiro, que começa a ser jogado neste domingo, no Porto Alegre Country Club, na capital gaúcha, e termina na terça-feira, feriado de 1º de maio, com a presença de jogadores convidados de três países do Cone Sul. Ambos foram campeões no Aberto de Brasília, no último domingo, o primeiro torneio válido para o ranking brasileiro, que teve sua temporada reduzida de 11 para apenas seis torneios em 2012.

Leonardo tem muito em jogo. Se conquistar sua quarta vitória nesta que é uma das mais tradicionais e importantes competições de golfe do Brasil, será o primeiro a levantar o título do torneio em três décadas diferentes, depois de suas vitórias em 1993, 2009 e 2010. Além disso, assumiria a liderança do ranking nacional num ano em que além da Copa Los Andes, ele almeja defender o Brasil no Mundial Amador, na Turquia. E esqueceria de vez a oportunidade perdida em 2011,quando chegou líder à volta final, para se tornar o primeiro tricampeão da história do Sul-Brasileiro, mas jogou 76, seis acima, na volta final, para terminar em quarto.

Ranking – Assumir a liderança do ranking amador brasileiro também é um dos objetivos de Arthur Lang, de Pelotas, o número 2 do Brasil, aproveitando que Pedro da Costa Lima, o Pepê, líder do ranking, ainda se recupera de uma fratura no braço e só vai estrear no próximo torneio nacional. Lang tem pequena vantagem de pontos sobre Leonardo e ambos estão bem atrás de Pepê, o que faz com que só a vitória os leve para o posto de número 1. Lang vem de um terceiro lugar no Aberto de Pelotas e de um quarto lugar, empatado com Marcelo Giumelli, do Broa Golf Resort, em Brasília, ambos torneios vencidos por Leonardo.

Mas há muito mais favoritos ao título, começando pelo gaúcho Octavio Villar, o Fanta, vice-campeão em Pelotas e que não pode jogar em Brasília por problemas pessoais. Destaque ainda para o paulista Ivan Tsukazan, vice-campeão em Brasília; Giumelli; Clay Hamlin e Luiz Felipe Pujol, do Paraná; Diego Lobo, do Rio, e o local Paulo Davis, todos entre os dez primeiros colocados no Distrito Federal. A lamentar a ausência dos jogadores de Japeri, comandados pela revelação Cristian Barcelos, décimo em Brasília, já que o campo público não teve como arcar com os custos de duas viagens em semanas seguidas para jogar no ranking nacional, problema enfrentado por muitos outros jogadores.

Destaques – O paulista Roberto Gomez, vice-campeão de 2011 no Sul-Brasileiro volta em busca do título numa temporada em que comemora 40 anos de golfe. Outros destaques são os ex-profissionais Ricardo Góes, que joga em casa, e Eduardo Pesenti, do Paraná; Bernardo Willemsens, do Rio; Márcio Sadao Kimura, Johann Thorgaard e João Paulo da Silva, de São Paulo; Homero Toledo Sobrinho, do Paraná; e Christiano Saboya e Alan Dietrichkeit, do Rio Grande do Sul.

Entre os estrangeiros, destaque para os argentinos Julian Clarke; para o uruguaio Agustin Tarigo, de handicap +3, que vem de uma vitória no Aberto de Córdoba, na Argentina, em abril, e de um vice-campeonato no Sul-americano individual de Cali, na Colômbia, em março, e para o chileno Juan Cerda, campeão do Junior Orange Bowl International Golf Championship, em Miami, em dezembro passado. Cerda, em 75º lugar, é o único sul-americano entre os 100 primeiros do ranking mundial amador, depois de ter pontuado em 11 torneios que jogou em 2012. O Sul-Brasileiro também vale pontos para o ranking mundial.

Dirigentes – Os presidentes de três das maiores federações de golfe do Brasil também estarão em campo, com destaque para o anfitrião Norton Fernandes, de handicap 10. Mauro Guimarães Filho, do Paraná, que tem handicap 6, e Manuel Gama, de São Paulo, de handicap 3, também estarão em campo. A Confederação Brasileira de Golfe será representada por dois vice-presidentes: Arata Hara, de handicap 14, e Paulo Pacheco, de handicap 15.

Entre as mulheres, Carla Ziliotto tenta manter a liderança do ranking que assumiu em Brasília, depois de derrotar a também paulista Lúcia Guilger, a Barata, que havia assumido o posto de número 1 no final de 2011. A principal adversária das duas deverá ser a uruguaia Manuela Barro, de handicap 1.  Outros destaques são as paulistas Lili Ramenzoni. Andrea Arruda e Viviam Golombek; as cariocas Giulia Mallmann e Marleuza Cunha; e as paranaenses  Adriana Oliveira e Luciana Oliveira, todas com handicap de um dígito.

Patrocínio – O Aberto Sul-Brasileiro de Golfe tem o patrocínio de Coca-Cola e Guaibacar e o apoio da Ecobenefícios Good Card, Hotel Sheraton Porto Alegre e Zoomcar. A realização é do Porto Alegre Country Club, com organização da ProTenis Promoções Esportivas

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados