Sulamericano Amador: Brasil tenta voltar ao pódio, na Colômbia

22/01/2013


País não ganha medalhas na competição desde a edição de 2009, no São Fernando


Thiele: tentando melhorar o sexto lugar do Sulamericano de Golfe de 2012, em Medelin
Thiele: tentando melhorar o sexto lugar do Sulamericano de Golfe de 2012, em Medelin

A delegação brasileira de golfe chegou nesta segunda-feira, a Bogotá, na Colômbia, disposta a voltar ao pódio no 8º Campeonato Sulamericano de Golfe Amador, que terá sua oitava edição disputada de quarta a sábado, no Club El Rincón de Cajicá. As únicas duas medalhas do Brasil até hoje (prata de Daniel Stapff e bronze de Felipe Navarro) foram conquistadas em 2009, quando o torneio foi disputado no São Fernando Golf Clube, em Cotia (SP), no último ano em que a competição foi disputada em Match Play.

Desde 2010 e pelo quarto ano consecutivo, o Sulamericano Amador passou a ser jogado em Stroke Play de 72 buracos, forma encontrada para aumentar o número de participantes do continente e para receber jogadores de outras partes do mundo. A Colômbia sediou as quatro últimas competições – incluindo a deste ano – ou seja, toda a fase de Stroke Play, mas a Argentina, com seis títulos masculinos e três femininos nas sete competições anteriores, domina o quadro de medalhas da competição que vale pontos para o ranking mundial amador.

Brasil – A equipe masculina do Brasil terá o paranaense Luis Thiele e o carioca André Tourinho, que terminaram em sexto e sétimo lugares, respectivamente, na edição anterior, disputada no Clube Campestre Farallones, em Cali. Completam a delegação masculina o gaúcho Gustavo Chuang, que jogou no torneio em 2010, terminando em 15º lugar, no Clube Campestre de Bucaramanga, e o paulista Ivan Tsukazan, que defende o Damha Golf Club, de São Carlos.

A equipe feminina do Brasil terá as cariocas Clara Teixeira e Giulia Mallmann, e Luiza Altmann, do Damha, todas estreantes na competição, e a paulista Nathalie Silva, que jogou no São Fernando, em 2009. A paulista Luciane Lee, irmã do profissional Lucas Lee, foi a melhor do Brasil em 2012, ao empatar em 12º lugar. O melhor resultado brasileiro feminino até agora é um quarto lugar de Patrícia Carvalho, em Guayaquil, no Equador, na primeira competição. O time brasileiro é patrocinado pelo HSBC.

Favoritos – O Sulamericano Amador deste ano vai reunir 131 jogadores de 19 países, entre homens e mulheres. Além dos países sul-americanos participam do torneio deste ano jogadores dos Estados Unidos, Panamá, Gales, Irlanda, Escócia, Finlândia e Índia. Entre as mulheres, a argentina Delfina Acosta, que defende o título ganho em 2012 no Farallones e integrante da equipe campeã da Copa Los Andes, comanda um grupo de favoritas que inclui Clara Teixeira, a paraguaia Paloma Vaccaro e as colombianas Ana Maria Uribe, Maria Mercedes Rodríguez e Natalia Forero, esta vice-campeã em 2012.

Entre os homens, o argentino Jorge Fernández-Valdés, hoje profissional do PGA Tour Latinoamérica, não vai defender seu título. Além dos brasileiros, estão entre os favoritos jogadores como os chilenos Claudio Correa e Gustavo Silva, integrantes da equipe campeã da Los Andes, em novembro, na Venezuela; os venezuelanos Gustavo León, Jorge García e William Fookes; o peruano Joaquín Lolas, o uruguaio Agustín Tarigo e o boliviano José Luis Montaño. A Colômbia joga em casa com Mateo Gómez, Santiago Tobón, Pablo Torres e Iván Camilo Ramírez.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados