Sulamericano Amador brasileiros prontos para a estreia, nesta quarta

23/01/2013


Homens jogam pela manhã e mulheres à tarde, no campo que sediou o PGA Tour LA


Tourinho e Chang em momento de descontração, antes do desfile: Brasil no Sulamericano de Golfe
Tourinho e Chang em momento de descontração, antes do desfile: Brasil no Sulamericano de Golfe

Os oito integrantes da equipe brasileira – quatro homens e quatro mulheres – estão prontos para estrear nesta quarta-feira, no 8º Campeonato Sulamericano Amador de Golfe – “Copa Arturo Calle”, que vai ser jogada até sábado, em 72 buracos, no campo do El Rincón de Cajicá, em Bogotá, na Colômbia. Os meninos jogam pela manhã e as mulheres à tarde, tendo com principal objetivo voltar ao pódio da competição, aonde o Brasil não chega desde 2009, quando sediou a competição no São Fernando GC, em Cotia (SP).

O Rincón fica na localidade de Cajicá, a 26 km de Bogotá, e está localizado 2.640 metros acima do nível do mar, o que faz a bola voar muito mais. Apesar de não ser longo para padrões atuais, com 7.075 jardas para os homens e 6.181 para as mulheres, o campo de par 72, com distribuição tradicional com dois pares três e dois pares cinco em cada metade do percurso, tem um traçado seletivo e desafiador.

Novo final
– O campo foi desenhado por Robert Trent Jones em 1953 e inaugurado quatro anos mais tarde. Apesar das raias bem delineadas por árvores, o vento entra sempre em jogo tornando ainda mais perigoso o rough alto e os lagos. O Rincón foi remodelado para receber, em setembro passado, o Colombian Open, do PGA Tour LA, vencido pelo argentino Matías O`Curry.

Assim, os amadores encontraram este ano um campo modernizado, com novos greens e onde as duas metades do percurso foram invertidas para que o buraco 9, agora o 18, com o lago a seu lado ampliado, pudesse proporcionar um final muito mais emocionante. O buraco 9, um par 4 de 438 jardas, é tido como o buraco mais difícil do campo

Horários – Os 129 jogadores de 19 países, vão a campo em dois períodos, com saídas simultâneas pelos tees do 1 e do 10, a partir das 7 horas. Quase todos puderam treinar na segunda e nesta terça, quando foi feito o tradicional desfile de abertura e hasteamento das bandeiras. Além dos países sul-americanos, participam jogadores da Índia, Finlândia, Escócia e Gales. A chegada de jogadores de outros continentes elevou o status do torneio que já pleiteia junto ao R&A benefícios como um convite para o campeão jogar no British Open.

O paulista Ivan Tsukazan, que defende o Damha Golf Club, de São Carlos, vai estar num dos dois primeiros grupos em campo, saindo pelo tee do 10 a partir das 7 horas (5 horas pelo horário de verão do Brasil). O carioca André Tourinho sai a seguir, às 7h09, pelo tee do 1. Luis Fernando Thiele, do Paraná, sai pelo tee do 10, às 7h54, enquanto Gustavo Chuang joga pelo tee do 1, a partir da 8h21.

Meninas – Três meninas jogam à tarde pelo tee do 1:  a carioca Clara Teixeira, às 11h36; a também carioca Giulia Mallmann às 11h54 e Luiza Altmann, mais uma jogadora do Damha, às 12h30. A campeã brasileira Nathalie Silva, de São Paulo, sai pelo tee do 10 às 12h03.

Thiele e Tourinho terminaram em sexto e sétimo lugares, respectivamente, na edição anterior do Sulamericano, disputada no Clube Campestre Farallones, em Cali, também na Colômbia. Chuang jogou no torneio em 2010, terminando em 15º lugar, no Clube Campestre de Bucaramanga, e Tsukazan é o único estreante. Clara, Giulia e Luiza também são estreantes, enquanto Nathalie jogou no torneio do São Fernando, em 2009. O time brasileiro é patrocinado pelo HSBC.

Favoritos – Entre os homens, o argentino Jorge Fernández-Valdés, hoje profissional do PGA Tour Latinoamérica, não vai defender seu título. Além dos brasileiros, estão entre os favoritos jogadores como os chilenos Claudio Correa e Gustavo Silva, integrantes da equipe campeã da Los Andes, em novembro, na Venezuela; o peruano Joaquín Lolas; o uruguaio Agustín Tarigo; o boliviano José Luis Montaño; e os venezuelanos Gustavo León, William Fookes e Jorge García, este um menino de 16 anos, que mora nos EUA e acaba de vencer, nesta segunda, o Porto Rico Junior Open, título que lhe garantiu uma vaga no Porto Rico Open, do PGA Tour, de 7 a 10 de março.

Na competição feminina, a argentina Delfina Acosta, que defende o título ganho em 2012, no Farallones, e foi integrante da equipe campeã da Copa Los Andes, em 2012, comanda um grupo de favoritas que inclui Clara, a paraguaia Paloma Vaccaro e as colombianas Ana Maria Uribe, Maria Mercedes Rodríguez e Natalia Forero, esta vice-campeã em 2012.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados