Sulamericano: Brasil enfrenta elite mundial com equipe renovada

21/01/2014


Apenas quatro dos oito jogadores da equipe participaram do campeonato de 2013


Tourinho: tentando melhorar o bom sétimo lugar de 2012, no Sul-Americano Amador de Golfe
Tourinho: tentando melhorar o bom sétimo lugar de 2012, no Sul-Americano Amador de Golfe

por: Ricardo Fonseca

Com uma delegação bastante renovada, as equipes masculina e feminina do Brasil disputam, de quarta a sábado desta semana, o 9º Campeonato Sulamericano Amador de Golfe – Copa Arturo Calle -, no campo do Country Club de Barranquilla, na Colômbia, tentando se recuperar da fraca atuação de 2013 quando os brasileiros tiveram sua pior atuação desde que a competição passou de match play e stroke play, há cinco anos.

Um total de 117 jogadores (65 homens e 52 mulheres) de 20 países, incluindo EUA, Europa e Ásia participam da competição que tem a chancela do R&A e da USGA, as duas entidades que controlam o golfe mundial e terá ainda a presença de dirigentes do Augusta National, que organiza o Masters, primeiro major do golfe profissional.

Mudanças – Do time masculino que jogou em 2013 no campo do El Rincón de Cajicá, em Bogotá, apenas André Tourinho permanece no time. Luis Thiele, que joga a seletiva do PGA Tour LA, esta semana, Gustavo Chuang e Ivan Tsukazan, foram substituídos por Pedro Junqueira, Marcos Negrini e Tomaz Pimenta. No feminino, Luiza Altmann, Nathalie Silva e Clara Teixeira permanecem na equipe, com Luciane Lee substituindo Giulia Malmann.

Os países que participam da competição deste ano, válida para o ranking mundial amador como evento de primeira grandeza, são Argentina, Bolívia, Brasil Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Escócia, Estados Unidos, Finlândia, Gales, Guatemala, Índia, Inglaterra, Irlanda, México, Peru, Uruguai e Venezuela. Mas o principal adversário de todos esta semana deverá ser o vento, particularmente forte nesse período do ano no percurso construído em Sabanilla, em frente ao mar do Caribe.

Calendário – As delegações começaram a chegar a Barranquilla no domingo e tiveram segunda e terça-feira para treinar. Os jogos vão de quarta a sábado e são individuais, na modalidade stroke play, em 72 buracos. A delegação brasileira viaja com apoio financeiro da Lei Agnelo Piva do Comitê Olímpico Brasileiro e da própria CBG.

As melhores atuações do Brasil na competição que cresce de importância a cada ano foram as medalhas de prata de Daniel Stapff e de bronze de Felipe Navarro, quando o Brasil jogou em casa, em 2009, no São Fernando, no último ano de disputas match play. Desde então os brasileiros pioraram seu desempenho no maior torneio amador individual do continente. Em 2010, foram quatro Top 15: Patrícia Carvalho (11º), Stapff (12º), Guilherme Oda (13º) e Gustavo Chuang (15º).  

Resultados – Em 2011, os destaques foram Thomas Pimenta (16º) e Clara (22º). E, em 2012, o Brasil comemorou dois Top 10, com Thiele em sexto e Tourinho em sétimo, além de Luciane Lee, em 12º. No ano passado o Brasil teve como melhores resultados o 18º lugar de Tourinho e Thiele, no masculino, e o 24º de Clara Teixeira, no feminino, depois de a carioca ter estado entre as Top 10 nos dois primeiros dias.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados