03/09/2011
por: Ricardo Fonseca
Aos 39 anos, 17 deles como profissional de golfe do Sunshine Tour, o circuito de golfe da África do Sul, o gaúcho Adilson da Silva, manteve pouco contato com seu país, a não ser para rápidas visitas ao Rio Grande do Sul e a Santa Cruz, cidade onde nasceu e começou no golfe como caddie, e para jogar nos dois torneios do Tour Europeu disputados no Rio e em São Paulo, em 2000. Mas nesta sexta-feira, ao conquistar seu nono título do Sunshine no Vodacom Origins of Golf do Sishen Golf Club, o gaúcho anunciou que quer se aproximar mais de seu país e se classificar para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.
O brasileiro mais bem colocado no ranking mundial de golfe viaja este final de semana para disputar os torneios de Cingapura e Macau no Tour Asiático, do qual também é membro, antes de ir a Caracas, na Venezuela, se juntar a Lucas Lee para representar o Brasil na seletiva latino-americana que dá três vagas para a World Cup, o milionário e agora bienal campeonato mundial de duplas.
Olimpíadas – “Essa vai ser a primeira vez que tenho a oportunidade de representar meu país”, diz Adilson. “Não tive muito contato com o Brasil no passado, mas estou me aproximando mais agora”, diz Adilson. “Espero poder ajudar o golfe brasileiro agora que o país está trabalhando para os Jogos Olímpicos de 2016”, conta. “Vai ser um momento muito importante e teria muito orgulho de poder fazer parte disso”.
O título que Adilson conquistou nesta sexta-feira em Kathu, em Northern Cape, depois de jogar 68 e somar dez abaixo do par, para vencer pela segunda vez no ano, infelizmente não lhe dará pontos para o ranking mundial. Por ser composta de torneios menores, com três dias de jogo durante a semana e Pro-Am no sábado, muito semelhante ao recém-criado CBG Pro Tour, a série Vodacom Origins of Golf, um circuito dentro do circuito principal, não distribui pontos para o ranking mundial. Ainda.
Mudanças – A partir de 2012, o conselho do ranking mundial de golfe passará a reconhecer os torneios de três dias da série de inverno do Sunshine (bem como os da Australásia) como oficiais, passando a dar pontos aos quatro primeiros colocados, a nova “categoria mínima” do sistema. Este ano, a categoria mínima dá de 6 a 1,2 pontos aos seis primeiros colocados, como acontece nos torneios do Tour Canadense e do Tour das Américas, incluindo o Aberto do Brasil deste ano, que será jogado em outubro.
Se o novo sistema ainda estivesse em vigor, Adilson teria ganhado quatro pontos e subido perto de cem colocações, do 515ª para o 418º lugar, esta semana. Ainda pouco para garantir uma vaga para os Jogos Olímpicos, onde só terão vaga garantida os 15 primeiros do ranking e até dois jogadores por país. No caso do Brasil, estima-se que fosse preciso estar hoje entre os 300 primeiros do ranking para ter a vaga.
Liderança – Adilson assumiu a liderança da etapa do Vodacon do Sishen GC no segundo dia e não deu chances aos adversários na volta final, ao fazer cinco birdies em seus oito primeiro buracos, incluindo um putt de 12 metros no sete e uma embocada de fora no oito. “Ainda bem que eu emboquei tudo o que podia nos primeiros nove porque a segunda metade do campo foi um desastre completo”, conta o brasileiro.
O brasileiro, na verdade, começou a se atrapalhar com um bogey no nove, recuperou-se com um birdie no 11, um par cinco, mas fez um duplo bogey a seguir, depois de errar o drive. “Esse me afetou; eu comecei a me apressar e perdi meu ritmo”, explica Adilson, que deu três putts no 14 para ver sua vantagem reduzida para apenas uma tacada.
Vitória – Mas o brasileiro se reencontrou com mais um birdie num par 5, no buraco 15, antes de salvar um par importantíssimo no 16, com um putt de quatro metros, e fazer birdie no 17 para vencer por duas. “Só fiquei aliviado quando terminou”, confessa Adilson, que ganhou US$ 12 mil pela vitória e passou a 11º do ranking do Sunshine, com US$ 67 mil ganhos na temporada. O ranking é liderado por Charl Schwartzel, com Louis Oosthuizen em terceiro.
Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços
Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course
Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50
05/11/2024
05/11/2024
05/11/2024
04/11/2024
04/11/2024
31/10/2024
© Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados