Tacos Mudam em 2010

03/06/2009


Desenho dos grooves, aquelas ranhuras da face dos tacos, será limitado a partir do próximo ano, para exigir maior precisão dos profissionais no tiros longos. Para o comum mortal, só a partir de 2026


por: Ricardo Fonseca*
 
novo formato dos groovesAquela cena comum do profissional que bate um drive descomunal sem se importar que a bola vá para o rough ou não está com os dias contados. Sair da grama alta, fazer a bola pegar efeito e parar no green vai ficar muito mais difícil – senão impossível – já a partir de 2010, para os profissionais dos principais circuitos profissionais do mundo. Para os amadores de alto desempenho e profissionais, os novos tacos só serão exigidos a partir de 2014.

A decisão de limitar o formato dos grooves – aquelas ranhuras da face dos tacos – foi anunciada nesta terça-feira pelo Royal & Ancient Golf Club de St. Andrews (R&A), que rege o golfe em quase todo o mundo, incluindo o Brasil, e pela United States Golf Association (USGA), que regula o esporte nos Estados Unidos e México. Mas, calma! não é preciso se livrar de seus tacos agora. As novas regras que se aplicam a todos os tacos – exceto driver e putter – com loft maior do que 25º (basicamente do ferro 5 para cima, incluindo wedges) passaram a valer para todos os tacos fabricados a partir de 2010, com todos os outros sendo considerados de acordo com a regras até 2024.

grooves em Newton e o Golfe – Os grooves dos ferros médios e curtos funcionam hoje como as ranhuras dos pneus de um carro. Quanto mais largos e profundos e em maior número, mais a água e a sujeira (no caso a grama) conseguem penetrar nesses espaços, aumentando o contato do pneu com a pista ou, no caso, do taco com a bola. Os grooves – todos golfistas sabem, ou deviam saber – funcionam como uma lixa, que faz a bola girar no sentido contrário ao seu movimento (back spin) na medida em que ela é golpeada. Mas vamos explicar melhor.

Além de nos dar a teoria da Atração Universal (aquela da maçã na cabeça, lembra?) Issac Newton revelou ao mundo sua terceira Lei, a da Ação e Reação. Ela nos ensina que a cada ação corresponde uma ação em sentido contrário e de igual intensidade. Isso quer dizer que quando o nadador empurra a água para trás, a água empurra o nadador para a frente, num exemplo apropriado para esse dias de Jogos Olímpicos. Duvida? Dê um soco na parede e vai ver como a parede bate na sua mão com a mesma força…

grooves atuais, em Back Spin – No caso da bola de golfe não é diferente. Quando o taco golpeia a bola, a bola golpeia o taco com a mesma força, mas em sentido contrário, ou seja, a bola tenta ir contra o taco. Ao fazer isso, como a face do taco é inclinada para trás, a bola começa a “escorregar” pela superfície da face do taco, até encontrar os tais grooves, as ranhuras que, pelo atrito, começam a fazer a bola girar no sentido contrário de seu vôo.

Enquanto não se tornam obrigatórias para todos os jogadores de alto desempenho – profissionais e amadores – a partir de 2014, a proibição dos tacos que não estejam de acordo com os limites agora estabelecidos para os grooves passará a valer, em 2010, para os principais circuitos profissionais do mundo por meio das Condições de Campeonato. PGA Tour, LPGA Tour e Tour Europeu (e seus circuitos de acesso e de seniores) já concordaram com a medida, bem como os outros organizadores dos majors (Augusta National e PGA of America).

Dirigentes – “Essa mudança era necessária para reforçar a importância da precisão no mais alto nível do jogo”, diz David Rickman, diretor de Regras e Equipamentos do R&A, lembrando que para os demais jogadores as mudanças serão bem graduais. “A imensa maioria dos jogadores ainda vai desfrutar de seus tacos por muitos anos”, assegura o dirigente.

Dick Rugge, diretor Técnico da USGA, diz que a mudança era necessária porque a precisão deixou de ser um desafio para os jogadores profissionais. “Nós acreditamos que com essas mudanças vamos aumentar o desafio do jogo no nível dos circuitos profissionais, ao mesmo tempo em que não vamos afetar quase nada o jogo da grande maioria dos golfistas.

Mistura Campeã – O que ele quer dizer é que o benefício atual em usar os tacos que vão ser proibidos no rough só ocorre para quem usa bolas com cobertura de uretano (as mais usadas pelos pros) e os tacos mais modernos com grooves em forma de “U”, ao contrário dos grooves em “V” usados no passado. A combinação de mais spin com ângulos de lançamento mais altos resulta num melhor controle quando se joga para o green. Jogar o rough passou a ser quase igual a jogar da raia, o que estava levando os dirigentes a não ter mais opções para criar desafios para os jogadores a não ser aumentar a distância do campo.

Vale lembrar que as novas regras não obrigam os tacos a terem grooves em forma de “V”, com antes. Elas permitem uma série de combinações de largura, profundidade e espaçamento entre as ranhuras e a liberdade de design. Os tacos Ping Eye 2, fabricados antes de 31 de março de 1990, os primeiros a usar os grooves em “U” e a criar polêmica, continuaram sendo considerados válidos.

Cronograma das Mudanças

1º de janeiro de 2010:
Todos os tacos com mais de 25º de inclinação (loft) passam a ser fabricados de acordo com as novas regras (a área total do groove, dividida pela profundidade fica limitada a 0,0762 mm² por milímetro, com as bordas dos grooves não podendo ter mais do que 0,254 mm de curva);

Condições de Campeonato vão proibir o uso de tacos com grooves que não estejam de acordo com as especificações acima nos maiores circuitos profissionais do mundo (PGA Tour, LPGA Tour, Tour Europeu e seus circuitos de acesso e de seniores);

1º de janeiro de 2014:
Condições de Campeonato proibindo o uso de tacos com grooves que não estejam de acordo com as especificações acima poderão ser aplicadas pelas entidades nacionais em todas as competições profissionais e nas de amadores de alto desempenho;

Todos os tacos fabricados depois de 1º de janeiro de 2010 estarão sujeitos às novas especificações. Os tacos fabricados antes de 2010, de acordo com as regras atuais, mas em desacordo com as novas, poderão continuar a ser usados pelos demais jogadores, a não ser que o uma Condição de Competição o proíba;

1º de janeiro de 2020:
Deverá ser publicada uma regra proibindo o uso de tacos em desacordo com as novas especificações, para entrar em vigor depois de quatro anos.

1º de janeiro de 2026:
Deverá passar a valer a proibição dos tacos em desacordo com as novas Regras.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados