The Players Championship: Tiger vence 78º torneio e quarto do ano

13/05/2013


Jogo curto faz o nº 1 do mundo passar de vulnerável a imbatível e comemorar novos recordes


Tiger Woods comemora quarto título do ano no golfe: sete vitória nos últimos 21 torneios
Tiger Woods comemora quarto título do ano no golfe: sete vitória nos últimos 21 torneios, uma em cada três

por: Ricardo Fonseca

Veja, no final da reportagem, o vídeo com os melhores momentos da rodada final.

Tiger Woods gosta de números cheios. Ele venceu seu torneio de número 100 no PGA Tour. E o de número 200. E, neste domingo, o de número 300, ao se recuperar de um duplo bogey no buraco 14, que o fez parecer vulnerável ao levar  suas duas tacadas de vantagem na liderança, com um par crucial salvo no 15 e ao transformar dois erros seguidos no 16 em birdie, o que selou sua vitória no The Players Championship 12 anos depois do primeiro título. Essa foi a vitória de número 78 de Tiger no circuito, para ficar apenas quatro atrás do recorde de 82 de Sam Snead, e sua quarta do ano – em maio!

Leia também:
Vídeo Especial: veja as melhores jogadas de Woods na semana
Alexandre Rocha volta ao PGA Tour esta semana
CBG Pro Tour: argentino supera Ronaldo por uma tacada no DF
OneAsia Tour: Lucas Lee tenta passar mais um corte na Coreia
São Bento Golfe inaugura sua nova loja, no Brooklin

Tiger teve também uma pequena ajuda do buraco 17. Foi no temido green-ilha do último par 3 do TPC Sawgrass que o veterano Jeff Maggert, de 49 anos, jogou a bola na água para fazer duplo bogey e perder por duas, e que o espanhol Sergio Garcia sucumbiu à própria soberba. Depois de ver Tiger buscar o lado mais seguro – e longe da bandeira – do green, para dar dois putts, Garcia, que dividia com Tiger a liderança, fez o que se esperava dele: tentou atacar a bandeira e também foi para a água.

Tim Cup – Garcia ainda poderia tentar “salvar” um bogey batendo a terceira da área de drop, para se dar chance no 18, mas tentou reviver o filme “Tim Cup, jogando uma segunda bola na água, com o mesmo tiro e do mesmo lugar. Na terceira bola do tee, sua quinta tacada, buscou o meio do green e deu dois putts para fazer um quádruplo bogey. No 18, para provar que era ele mesmo, Garcia bateu o drive na água e fez um duplo bogey, Perdeu seis tacadas em dois buracos e caiu da liderança para o oitavo lugar.

Restava o pequeno, mas valente sueco David Lingmerth, um estreante que não tremeu ao dormir líder na volta interrompida de sábado e começar líder a volta final, no pelotão, ao lado de Garcia, um grupo atrás de Tiger. Lingmerth, o único com três voltas abaixo de 70 em campo, fez birdie no 16 para ficar uma trás de Tiger, e fez o que Garcia não conseguiu: atacou com sucesso a bandeira do 17, mas apenas para desperdiçar um putt curto para birdie.

Destaques – – No 18, o drive no rough da direita diminuiu um pouco as chances do sueco, mas ele ainda achou o green. Ele tentou o lado direito na entrada do green, que jogava a bola para a bandeira curta, à direita, perto da água, do Maggert havia acabado de fazer para fechar a volta com um birdie. Mas a bola de Lingmerth ficou lá em cima e ele errou o putt longo em descida para empatar o jogo. Pior: deu três putts, para terminar duas atrás, ainda em segundo com Maggert e Kevin Streelman, que fez birdies no 16 e no 17 para jogar 67 (-5), a melhor volta do dia, e ser mais um com 11 abaixo. Tiger venceu com 13 abaixo.

O escocês Martin Laird, o sueco Henrik Stenson e Ryan Palmer tiveram seus momentos, mas terminaram em quinto, com dez abaixo, uma atrás dos vice-campeões. Rory McIlroy jogou 70 para somar sete abaixo e conquistar seu segundo Top 10 consecutivo, empatado com mais seis jogadores.

Namorada – Quando terminou a volta com o título praticamente assegurado, todos puderam ver ao vivo e em cores a nova namorada de Tiger, a bela campeã olímpica de esqui alpino, Lindsey Vonn (ao lado), que acompanhou o jogo e o esperava Woods ao lado do green do 18. Mas Tiger, ainda sem o título garantido naquele momento, passou reto por ele e ficou aguardando Lingmerth errar o putt e lhe dar a vitória, na sede, onde comemorou o título efusivamente com o caddie Joe Lacava.

Vencer o The Players, o torneio mais bem paga do ano – US$ 9,5 milhões em prêmios, sendo US$ 1,77 milhões para o campeão – no Dia da Mães foi tão importante para Tiger como seu título no US Open de 2008, no Dia dos Pais. Tiger agora venceu 52 dos 56 torneios em que começou a volta final líder isolado ou empatado em primeiro. E venceu exatos 26% dos torneios que disputou, mais do que um título a cada quatro. Nos últimos 21 torneios stroke play, venceu sete, um a cada três.

Mais recordes – Woods se tornou ainda apenas o sexto jogador com mais de um título do The Players, considerado o quinto major do ano, ao lado de Hal Sutton, Fred Couples, Steve Elkington, Davis Love III e Jack Nicklaus, o único com três vitórias. Mas, passada a euforia da vitória, Tiger volta a se concentrar no que realmente interessa para ele: o recorde de 18 major de Jack Nicklaus. A conta está parada em 14 há cinco anos. O que faz do US Open, dentro de cinco semanas, o evento mais aguardado do ano. O drama, continua.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados