The Players Kaymer ainda lidera mas Spieth rouba a cena e vem uma atrás

10/05/2014


Rory e Scott passam corte raspando; Phil não. Veja vídeos. ESPN mostra jogo mais cedo


Num dia em que o alemão Martin Kaymer, de 29 anos, ex-número 1 do mundo que havia virado coadjuvante no circuito mundial, jogou 69 pela manhã para somar 12 abaixo, manter a liderança e abrir grande vantagem sobre os adversários até quase o final do dia, o destaque foi o americano Jordan Spieth, de 20 anos, que jogou 66 de tarde, a melhor volta da sexta-feira, para somar 11 abaixo, sem um bogey sequer na semana, e garantir sua vaga no pelotão deste sábado no The Players Championship, maior torneio do ano do PGA Tour, com US$ 10 milhões em prêmios, sendo US$ 1,8 milhão para o campeão.

Veja, abaixo, os melhores momentos da rodada

Enquanto Spieth roubava a cena no topo do placar, muitos dos melhores jogadores do mundo lutavam para passar o corte. Primeiro foi o australiano Adam Scott, que por caprichos da matemática e do sistema do ranking mundial, poderia ter sido o número 1 do mundo se não jogasse, mas ao entrar no torneio necessita terminar entre os 16 primeiros para substituir Tiger Woods, que se recuperar de uma cirurgia. Scott jogou 77 (+5) na estreia ao subir seis tacadas nos seis buracos finais, mas se recuperou com um 67 (-5) neste sábado, para voltar ao par do campo.

Facão – Scott, que fechou o campo pela manhã com três birdies seguidos, mas um bogey no 18 que poderia ter lhe custado a sobrevivência no torneio, viu o corte permanecer em uma abaixo durante quase todo o dia, até que a água do buracos 16, 17 e 18, de um lado do campo, e o 8, de par 3, do outro, tratassem de mudar esse cenário. Duas horas antes do final da rodada o corte já havia subido para o par do campo, garantindo Scott, o número 2 do mundo, nas rodadas finais, e abrindo as portas para outros desesperados.

Foi nesse cenário que Rory McIlroy viu renascer as esperanças de jogar no final de semana. Depois de estrar com um bom 70 (-2), McIlroy começou a sexta-feira de forma horrível. Jogou 42 de ida ao subir seis tacadas em cinco buracos seguidos da primeira metade do campo, reagiu com birdies no 12, 13 e 16, e chegou ao 18 precisando de birdie para permanecer vivo no torneio. Nada que um drive de 314 jardas, um approach de 159 jardas e um putt de quatro metros para birdie não resolvessem. McIlroy também passou o corte raspando no Masters, e terminou em oitavo.

Aí veio Phil Mickelson, que jogou 75 na estreia para ficar em situação complicada. Ele precisava jogar três abaixo para passar o corte. Jogou uma abaixo de ida e passou toda a segunda volta em busca de mais dois. O primeiro só veio no 17, o suficiente para, como McIlroy, chegar ao 18 precisando de birdie para se classificar. O drive foi ótimo, mas o approach deixou a desejar parando a quase dez metros do buraco. A bola passou perto, mas seus putts não haviam entrado o dia todo e não foi desta vez que sua sorte mudou. Em 12 torneios, Phil jogou apenas sete até o final. Ficou em três cortes e abandonou dois.
Assim como no Masters, o The Players não terá nem Phil nem Tiger no final de semana.

Junto com Mickelson deixaram o torneio Keegan Bradley, Charles Howell III, Webb Simpson, Harris English, Hunter Mahan, e J.B. Holmes, campeão do Wells Fargo Championship na semana passada. O drama do corte ainda não terminou. Com passaram 82 jogadores, para um limite de 78, outros deixarão o campo hoje, sobrando apenas o total mais perto de 78 – para baixo ou para cimo – para jogar domingo.

Entre os que passaram o corte com apenas uma tacada de folga estão Rickie Fowler, Ian Poulter e Jimmy Walker. Raspando, além de Rory e Scott, passaram Jason Dufner, Angel Cabrera, Brandt Snedeker e Ernie Els. Testa saber quem serão os MDF (made the cut, but not finish), a famigerada sigla para quem não joga domingo.

Spieth impressionou por não errar. Pelo segundo dia seguido pela acertou 11 de 14 raias. Acertou 13 de 18 greens e deu 26 putts, graças a seu jogo impecável para a bandeira. Todos os seus seis birdies foram feitos com putts de três metros ou menos. E nos buracos 3, 9 e 10, onde errou por pouco, salvou o par com um putter. “Uma volta livre de bogeys e stress”, disse o vice-líder.

A fama de Spieth o precede, assim como os resultados impressionantes em 16 meses que o transformaram, de um sem-cartão no início de 2013, ao Jogador do Ano, no final da temporada, e em vice-campeão do Masters em seu ano de estreia no major de Augusta. Por isso ele só tinha uma reclamação. “Parem de por minha idade como se fosse um apêndice de meu nome”, pediu Spieth, 20 anos. “Era assim com 19, é assim com 20”, disse o estreante no The Players, mas não no campo principal do TPC Sawgrass, em Ponte Vedra Beach, na Flórida, onde quase foi ao playoff do Junior Players Championship de 2010, onde Michael Johnson embocou de seis metros no 18 para deixa-lo chupando o dedo.

Veja o video com os melhores momentos da rodada final


E não perca mais esse vídeo, com os melhores momentos que a TV não mostrou, mas foram ao ar ao vivo nos dois canais da transmissão do site do PGA Tour


  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados