The Tour Championship: aluno aplicado

25/09/2009


Tiger Woods corrigiu putt de Sean O´Hair, que lidera com uma de vantagem sobre o n. 1 do mundo


por: Ricardo Fonseca

Nick Faldo, comentarista do Golf Channel, que está gerando as imagens do The Tour Championship que a ESPN transmite no Brasil, foi contundente ontem ao comentar a fórmula de disputa da Fedex Cup desse ano. “Quando alguém diz que você tem chances matemáticas de vencer” – disse ele a Kelly Tilghman, sua companheira de transmissão – “isso quer dizer que você não tem chance alguma”.

Do alto de seus seis majors (três Masters e três British Opens), Faldo explicava, enquanto fingia manipular uma calculadora de mão imaginária, que nem adiantava Stewart Cink, que disparou na liderança com quatro birdies nos nove primeiros buracos, sonhar com os US$ 10 milhões de bônus para o campeão da Fedex Cup de 2009. Para isso, além de vencer, Tiger teria que terminar abaixo da 21ª colocação.

Nenhuma chance – “Entre 30 jogadores? Nenhuma chance”, sentenciou Faldo, com a concordância de Frank Nobilo que vai ser assistente do capitão Greg Norman na Presidentes Cup deste ano, e de Dottie Pepper, campeã de dois majors e de 17 torneios do LPGA, que trabalham como comentaristas de campo na transmissão. Havia 30 jogadores em campo, mas menos de dez podiam sonhar com o título.

Nesse grupo com reais possibilidades de vencer está Sean O`Hair (foto), o líder do primeiro dia, com 66 tacadas, quatro abaixo. Sétimo colocado em pontos da Fedex Cup, após o recálculo que precedeu o The Tour Championship, ele não depende apenas de si mesmo, como os cinco primeiros, mas de uma combinação bem plausível: ser o campeão do torneio e torcer para que Tiger Woods, o líder em pontos, termine em segundo empatado com mais dois jogadores, ou pior que isso, e que Steve Striker, o segundo da lista, não fique sozinho em segundo. Exatamente como terminou a primeira rodada, que tinha Woods empatado em segundo com Padraig Harrington e Stewart Cink, com 67 (-3) tacadas.

Aula grátis – O mais curioso é que antes de entrar no campo, Woods deu uma dica para O`Hair no green de treino. “Eu apenas corrigi a forma como ele estava levando o putter para trás”, explicou Tiger. “Mas vou tratar imediatamente de fazer ele devolver a dica”, brincou. “O Sean é meu amigo e gosto de ajudar meus amigos” disse Woods. “Esse é o motivo de se ter amigos no mundo”.

O`Hair agradeceu. “Eu acreditei na hora no que o Tiger me disse e passei para outro nível nos putts”, comemora o jogador de 27 anos que perdeu o título do Arnold Palmer Invitational deste ano quando Tiger fez birdie no 18 para vencer por uma. Um mês depois, deu o troco no Quail Hollow Championship, ao vencer de virada e deixar Tiger duas tacadas atrás.

Sauna sulista – Apenas oito jogadores conseguiram quebrar o par do campo de par 70 e 7.034 jardas do East Lake Golf Club, em Atlanta, na Geórgia, num dia abafado úmido que deixou a roupa dos jogadores empapada. Uma verdadeira sauna sulista. Mas o campo, que amanheceu encharcado na segunda-feira depois de 300 mm de chuva em uma semana, já havia secado e estava duro como nunca, incluindo os greens, que usam um sistema conhecido como SubAir para sugar a água por baixo e já não estavam tão macios como na véspera. Há chance de novos temporais sexta e sábado.

Além de Woods, dos outro quatro jogadores que dependem só deles para vencer, Steve Stricker, o segundo do ranking, divide a nona colocação com Zach Johnson (4º). Furyk (3º) está em 21º lugar, com duas acima, e Heath Slocum (5º), em 26º, com duas acima. Melhor do que eles está Harrington, um dos vice-líderes, que precisa vencer sem que Woods fique em segundo.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados