Tiger joga apenas 11 buracos e abandona Torrey Pines

06/02/2015


Nova contusão é motivo de preocupação, mas explicação inusitada gera muitas brincadeiras


Tiger abandona Torrey Pines; nos últimos 505 dias, ele só chegou à volta final de dois torneios de golfe
Tiger abandona Torrey Pines; nos últimos 505 dias, ele só chegou à volta final de dois torneios de golfe

por: Ricardo Fonseca

Depois de demonstrar sinais de desconforto nos primeiros buracos que jogou nesta quinta-feira, no Farmers Insurance Open, fazer dois bogeys, dois birdies e um duplo bogey final que o deixou com duas acima e fora das 100 primeiras colocações, Tiger Woods deu a tacada inicial no seu 12º buraco do dia, o 3, que vai em direção à sede, cumprimentou seus parceiros de jogo, Ricky Fowler e Billy Horschel, pegou carona no cart de um árbitro e seguiu direto para o estacionamento. Lá, falou rapidamente com a imprensa, pegou seu Porsche Panamera preto e foi embora, sem parar no centro de terapia instalado no fitness trailer, onde os golfistas têm especialistas à disposição para tratar de problemas físicos e dos quais o próprio Tiger já se utilizou mais de uma vezes.

Ver o ex-número 1 do mundo, hoje 56º do ranking mundial e caindo, abandonar mais um torneio, gerou preocupação em todo o mundo do golfe. Afinal, nos últimos 505 dias Tiger só completou a volta final em dois torneios oficiais do PGA Tour. Mas Woods também virou alvo de brincadeiras sem fim na internet depois de sua explicação pouco usual para abandonar o jogo:


Pergunta: Você sentiu a mesma dor de antes ou uma dor diferente?
Tiger: São apenas os meus glúteos que não estavam funcionado (sic). Eu tentei, mas eles (os glúteos) não se ativavam e, em seguida, isso foi para a minha parte inferior das costas. Então, eu tentei ativar meus glúteos o melhor que pude, durante o jogo, mas ele só eles nunca ficaram ativados.

Pergunta. Quando você começou a sentir isso?
Tiger: Estávamos ali no putting green para ver se íamos voltar a jogar ou não. E eu tentei ativar meus glúteos antes de voltarmos ao campo, mas eles simplesmente nunca se ativaram.


Brincadeiras – Os posts onde but (mas) e butt (bunda) se alternavam em trocadilhos em inglês, inundaram o Twitter com a hashtag (#glutesactivated) dos principais jornalistas e analistas do golfe mundial e do público em geral. Outros lembravam que nos últimos seis torneios desde que retornou da cirurgia nas costas, Tiger só teve um numeral muito especial como resultado (WD-Cut-Cut-WD-69-Cut). E por aí foi.

Na verdade, desde que voltou da cirurgia nas costas para jogar o Quicken Loans National, em junho, Tiger jogou 17 voltas competitivas de golfe. Sua média de tacadas nessas rodadas foi de 73,24, bem pior do que a pior média do PGA Tour em 2014, que foi de Derek Ernst, o 177º e último nessa estatística, com 72,593.

33 acima – Sem incluir a tacada do 12 que ele abandonou nesta quinta em Torrey Pines, Woods jogou 306 buracos desde sua volta da cirurgia com o seguinte resultado: dois eagles, 53 birdies, 181 pares, 54 bogeys, 12 duplos bogeys e quatro triplos bogeys. Um total de 33 acima do par.

Woods explicou seus “glutes deactivated” pelo tempo em que ficou parado – duas horas e meia – esperando a neblina se dissipar e o jogo ser reiniciado.


Pergunta: Quando a dor começou a incomodar?
Tiger: Eu acho que entre as duas interrupções. Quando tivemos que parar. Simplesmente meus glúteos se contraíram e nunca soltam novamente. E quando voltamos ao jogo foi piorando..

Pergunta: Quando frustrante é isso para você, considerando tudo o que você passou com nesta sua volta ao golfe?
TIGER WOODS: É frustrante que isso tenha cacontecido. Eu estava pronto para jogar. Pela primeira vez em vinha de um bom aquecimento. Em seguida, ficamos parados, eu esfriei e toda a musculatura começou a se desativar. É frustrante que eu simplesmente não tenha conseguido mantê-lo (o glúteo) ativado. Isso é o que aconteceu.


Abandono – Até o momento em que Tiger abandonou o jogou, uma pequena multidão seguia seu grupo pelo campo, mas isso mudou, como conta Horschel, “Eu e o Rickie fomos para o green do 3 e brincamos que seríamos abandonados e foi o que aconteceu”, conta. Nós vimos Curt Byrum (repórter de campo do Golf Channel) ir embora e todas as câmaras foram junto”, diz. “Das 600, 700 pessoas que nos seguiam, não ficaram nem 50; o que mostra bem o que representamos hoje para o jogo de golfe”.

O desabafo de Horschel é ao mesmo tempo um alerta. Com tanta gente boa, tantos talentos emergentes como Jordan Spieth, Justin Thomas, Brooks Koepka e Fowler em campo, toda a promoção do torneio, incluindo a oficial, só fala e mostra Tiger Woods. Isso é bom para atrair um público extra? Sem dúvida. Mas será bom para o golfe? Duvido.

Aposta errada – Não está na hora de o PGA Tour valorizar também o que tem na mão antes que 90% do público em geral também perca o interesse pelo jogo aguardando Tiger Woods retornar? Não está na hora de parar de mostrar todos os 18 buracos de Woods esteja ele no topo do placar ou na parte mais baixa e valorizar os novos e grandes talentos? Toda a publicidade do evento, quase que exclusivamente com imagens de Woods, ficará no ar e no campo até domingo, e ele longe dali.

Em tempo:
A rodada disputada nos campos Norte (NC) e Sul (SC) não terminara para todos quando anoiteceu. Nicholas Thompson (NC) era o líder na sede com 64, oito abaixo, seguido por Michael Thompson (NC), com -7, e Brooks Koepka (NC), campeão da semana anterior, com -6. Entre os empatados em quinto, com -5, estão Ian Poulter (NC) e o Jhonattan Vegas (SC).

Dustin Johnson (SC), voltando ao golfe após seis meses – interrupção voluntária ou suspensão por doping, o que preferir – jogou duas acima e está em 113º lugar restando um buraco a jogar. Phil Mickelson (SC), que não passou o corte na semana anterior junto com Tiger, e disse pela manhã que Tiger ainda iria rir por último, jogou uma acima em15 buracos e vem em 91º lugar.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados