Tiger Woods cai para 12º do ranking mundial

23/05/2011


Melhor jogador da década passada pode cair ainda muito mais se não jogar no US Open


   Tiger Woods: ladeira abaixo no ranking mundial de golfe, sem previsão para parar de cair
   Tiger Woods: ladeira abaixo no ranking mundial de golfe, sem previsão para parar de cair

Tiger Woods inicia esta semana na 12º colocação do ranking mundial de golfe, depois de perder quatro posições de uma só vez em relação ao ranking da semana anterior. Esta é a pior colocação de Woods em 14 anos e pode piorar ainda mais, se ele não conseguir se recuperar a tempo de jogar no US Open, dentro de três semanas. Woods jogou apenas nove buracos desde o Masters, no começo de abril, e tevê que abandonar o The Players Championship, há duas semanas, por causa de lesões no joelho esquerdo – que já operou quatro vezes – e no tendão de Aquiles direito.

O melhor golfista da década passada e recordista de permanência na liderança do ranking mundial, pode perder mais posições nas próxima semanas e chegar ao US Open fora das 20 primeiras colocações. Mas é nos quatro meses seguintes que a situação pode ficar mais drástica para Woods, se ele não voltar a vencer. O ex-número 1 do mundo não conquista um major há três anos, não vence no PGA Tour há 20 meses e seu último título foi conquistado há 18 meses, num torneio de pouca expressão do Tour da Austrália.

Cálculo – O ranking mundial de golfe leva em conta os resultados ponderados dois últimos 24 meses corridos, valendo mais os mais recentes. Assim, Woods está para perder os pontos que ainda lhe restaram de cinco vitórias e três vice-campeonatos que conquistou nu período de 14 semanas entre junho e setembro de 2009, quando teve o segundo melhor desempenho de sua carreira, desde 2000/2001, quando venceu os quatro majors em seguida.

Se Woods não conseguir vencer até a Fedex Cup, em setembro, ele pode até ficar fora dos 50 primeiros do mundo. Afinal, Tiger é o jogador que mais perdeu pontos no ranking mundial em 2011 e o jogador que menos ganhou pontos entre os 18 primeiros do mundo. Para piorar, mesmo tendo jogado apenas 35 torneios nos últimos 24 meses, o ranking mundial usa um divisor mínimo de 40 torneios.

Europa – Enquanto isso, a Europa continua ampliando seu domínio no ranking mundial. Agora, são cinco europeus entre os seis melhores jogadores do mundo, com Phil Mickelson, em quarto lugar, persistindo como o melhor americano, mas com a posição ameaçada por meia dúzia de jogadores (veja lista, abaixo). O sul-africano Charl Schwartzel, que joga no Tour Europeu, reforçou o grupo ao chegar ao sétimo lugar do ranking mundial, embora inda continue pouco conhecido de muita gente.

Tiger é agora apenas o quinto melhor americano do ranking mundial, tendo sido superado de uma só vez por Steve Stricker, Matt Kuchar e Bubba Watson, além de Mickelson. Dustin Johnson e Nick Watney podem fazer o mesmo na próxima semana.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados