Torneio ABGS da Guariroba: Douglas Black vence pela terceira vez na temporada

16/06/2023

Título o deixa a apenas seis pontos do Paul O’Doherty, vice do torneio e líder do ranking

Douglas Black, o Doug, do Sapezal foi o campeão do 1º Torneio ABGS de Golfe Sênior do Guariroba Golf Club, nesta quinta-feira, 15 de junho, em Itatiba (SP) ao jogar 80 tacadas e terminar oito à frente de Paul O’Doherty, do São Paulo, líder do ranking nacional sênior de 2023, e de Valdir Dezan, do Fazenda da Grama, que vinha de uma vitória no torneio ABGS em seu clube, há duas semanas. Caio Najm, do São Paulo, jogou 90, duas tacadas a mais do que os vice-campeões. A chuva que caiu mais forte no final do jogo não tirou o prazer de jogar no campo que é considerado um dos melhores do Brasil e do continente.

Doug abriu o dia com três pares, seguido de um birdie, e até o buraco 6 estava no par do campo, com boa vantagem sobre os adversários. Mas ele jogou a bola na água no buraco 7, um par 3 de 188 jardas, onde não escapou de um duplo bogey, e ainda fez bogeys nos dois buracos seguintes, para jogar 41 de ida, quatro acima do par (37), para chegar líder aos 9 buracos finais.

Veja as fotos do torneio

Dezan, que também fechou os buracos de ida com dois bogeys vinha a seguir, com 42, bem à frente de Paul, que voltava a competir após um mês em viagem para o exterior. Paulo começou o dia com um triplo bogey-8 o buraco 1 e fez mais três duplos bogeys seguidos, do buraco 6 ao 8, para jogar 47 de ida. O torneio valeu ainda para os rankings scratch pré-sênior e sênior da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe).

Decisão – Na segunda metade do campo, com os cinco buracos finais jogados com chuva forte, Doug melhorou duas tacadas para jogar 39, somar 80 e ser campeão por oito de vantagem sem nunca mais ter sido ameaçado. No buraco 13, de 174 jardas, onde tanto Doug quando Dezan fizeram duplos bogeys com bolas na água, Paul reduziu um pouco a diferença ao bater um ferro 5 para menos de 5 metros da bandeira e garantir o par .

O título começou a se decidir no 14, um par 5 de 518 jardas, onde Doug deixou a terceira a pouco mais de um metro e fez birdie, contra bogey de Valdir e par de Paul. Doug jogou os cinco buracos finais no par do campo, contra três acima de Paul, que acabou empatando com Valdir que devolveu seis tacadas nos cinco buracos finais para também jogar 88.

Paul, que venceu três torneios no ano e foi vice em outros três, ainda lidera o ranking nacional sênior da ABGS, com 76 pontos, mas agora seguido de perto por Doug, que também venceu três vezes na temporada, mas soma 70. Marcos Semensato, de Bauru, que venceu um torneio, vem em terceiro, com 56.

Handicaps – Na classificação sênior por handicaps índex até 14, o título ficou para Dezan, que somou 83 tacadas, contra 84 de Luiz F. P. Almeida, o Neni, do Clube de Campo. Paul levou o troféu de terceiro colocado da categoria, com 85 tacadas, ao superar Caio Najm nos critérios de desempate.

As demais categorias seniores foram jogadas no sistema stableford. Na 14,1 a 23, vitória de Delpho Pelosini, do Guarujá, com 36 pontos, seguido por Peter Ching, do Guarapiranga, com 30, e por Nilson Santos, do Santos São Vicente, com 29. Na 23,1 a 32, venceu Sergio Kurita, do Arujá, com 32 pontos, seguido por Edson Santos do Riacho Grande, com 29, e por Luiz Reis, do Santos São Vicente, com 28.

Idades – Nas categorias por idade venceram Marcos Semensato (55 a 59 anos), de Bauru, com 22 pontos; Umberto Facchinei (60 a 65) do Imperial, com 28; Fernando Braga (66 A 70), de Bauru, com 27; Waldemir Pettená (71 a 75), da Grama, com 28; e Yocito Fukuda (76 anos ou mais), do Campinas Golf Center, com 27.

Entre os pré-seniores, houve empate na scratch, com 95 tacadas, com André Simão, do Damha, levando a melhor nos critérios de desempate sobre Émerson Godinho, do Vista Verde. Emiliano Saran, do Dama, ficou em terceiro, com 96, mas levou o troféu de campeão da até 14, com 82 tacadas. Na 14,1 a 32, Nestor Casado, da Flórida, venceu com 38 pontos, contra 35 de Murilo Azevedo, da Grama.

Feminino – Entre as mulheres com handicap índex de 16,1 a 32 venceu Shigueko Sako, da Grama, com 26 pontos, seguida por Essaki Paulina, de São José dos Campos, com 26, e de Wang Lu, do Guarapiranga, com 25.

Compuseram a mesa de premiação Sergio del Porto e Fernando Braga, vice-presidentes da ABGS, e Emiliano Saran e Alexandre Leonardi, diretores da entidade.

Resultados

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados