Torneio de Golfe Casa da Paz reunirá melhores profissionais do Brasil

05/11/2014


Jogadores fazem questão de apoiar trabalho com reconhecimento nacional e internacional


Troféus do Torneio de Golfe Casa da Paz são produzidos pelas próprias crianças da entidade
Troféus do Torneio de Golfe Casa da Paz são produzidos pelas próprias crianças da entidade

Ronaldo Francisco, profissional número 1 do Brasil em quatro das cinco últimas temporadas, que defenderá o título ganho em 2013, e Rafa Becker, a maior revelação do golfe nacional desta década, são dois dos jogadores de ponta do Brasil que já confirmaram presença no Torneio de Golfe Casa da Paz, que vai ser jogado de 19 a 21 de novembro, no São Fernando Golf Club, em Cotia (SP), como parte da comemoração dos 20 anos da entidade. Eles se juntam assim a outros destaques do golfe latino-americano e a dezenas de empresas, entre elas a Embrase, a patrocinadora Master, que fazem questão de apoiar o trabalho premiado da Casa da Paz, destacado por sua seriedade e qualidade, tanto no Brasil como no exterior.

O reconhecimento internacional da Casa da Paz não vem de agora. Em 2001, a Casa da Paz foi a primeira entidade brasileira contemplada por uma doação da United Way (Associação Caminhando Juntos) que financiou a quadra poliesportiva da entidade. A Mattel Children Foundation é outra entidade internacional parceira da Casa da Paz, desde 2005. A Casa da Paz tem várias citações nos folders da Mattel e é a única instituição para a qual eles doam dinheiro no Brasil. A Abrinq, que limita suas parcerias a dois anos por entidade, também colaborou com a Casa da Paz, em 2002 e 2003.

Diferencial – Os trabalhos da Casa da Paz já renderam dois livros importantes: “O desafio de um sonho” e “Viver o golfe”. Ambos destacam o sucesso do programa da entidade, que dá atendimento totalmente gratuito, seis dias na semana, nove horas por dia, a 160 crianças e adolescentes, de 5 a 18 anos. Esse trabalho inclui reforço escolar, informática, música, trabalho com cerâmica, jardinagem, esportes, teatro, alimentação e saúde, entre outros.

“Um de nossos diferenciais é que trabalhamos também com a família, com os pais, e não apenas com os educandos”, ressalta Antonio Esteve, presidente da Casa da Paz. “Além disso trabalhamos para ajudar na inserção dos nossos jovens na universidade, oferecemos estágios aos nossos educandos, consultório odontológico e ortodôntico e atividades como acampamentos de inverno e verão e viagens nacionais e internacionais de trabalho voluntário, baseados no princípio de não só receber, mas também doar o aprendizado”, conta.  Entre os lugares visitados pelos jovens da Casa da Paz estão o Vale de Jequitinhonha, reservas indígenas no Mato Grosso, Paraguai e Peru.

Independência financeira –
Esteve ressalta que nada disso seria possível sem independência financeira. “São nossos patrocinadores e eventos como o Torneio de Golfe Casa da Paz, aliados a uma diretoria idônea, que nos permitem fazer um trabalho digno e eficaz, sem ingerência de qualquer grupo ou de políticos”, explica Esteve. Como exemplo ele cita a mudança de legislação que passou a exigir que todas as crianças estivessem inscritas no Bolsa Família, para a Casa da Paz continuar recebendo recursos do Estado. “O valor que recebíamos já era absurdamente baixo, menos de 5% de nosso orçamento, e após esta medida desistimos de qualquer ajuda do governo para manter nossa independência de critérios”, conta.  

“Nossa filosofia é ensinar a pescar, não dar o peixe”, resume Esteve, sobre o trabalho da Cada da Paz.  “Se cada um de nós fizer um pouco, todos fazemos muito”, diz. Isso se aplica inclusive em datas como Páscoa, Dia de Ação de Graças e Natal, onde as crianças criam seus próprios presentes. “Incentivamos valores que criam dignidade, como ser o autor dessas ações, e não somente alguém que depende de ganhar algo”, conta o presidente da Casa da Paz.  “Por exemplo, na Páscoa pedimos doações de chocolate em vez de ovos, e as próprias crianças produzem os ovos na Casa da Paz, assim como produzem os troféus que distribuímos em nosso torneio de golfe”.

Como participar –
A Embrase é a patrocinadora Master do 14º Torneio de Golfe Casa da Paz, mas há espaço para outras empresas contribuírem com a entidade patrocinado o evento. A empresa que comprar uma das cotas, além de importante ajuda à causa da Casa da Paz, terá vários benefícios, entre eles a exposição de sua logomarca em banners e presença em todas as ações de divulgação do único evento de golfe beneficente do Brasil com uma competição profissional aliada a outra para amadores. Para ser um dos patrocinares do Pro-Am ligue para (11) 5508-8403, com Simone Esteves.

O torneio individual profissional, vai distribuir R$ 80 mil em prêmios, ficando outros R$ 20 mil para o Pro-Am, que vai ser disputado em duplas formadas por um profissional e um amador. Para ter o direito de jogar ao lado de um dos melhores golfistas do continente, o amador terá que “comprar” um profissional no leilão que será realizado dia 20 de novembro, as 18:30, após a primeira rodada dos profissionais, no Bar Charles Edward, na Rua Miriti esquina com a avenida Juscelino Kubitscheck, no Itaim Bibi.

Conheça a Casa da Paz

A Casa da Paz é uma entidade socioeducativa de caráter filantrópico fundada em 29 de Outubro de 1994 com o objetivo de desenvolver um trabalho preventivo e educativo com crianças e adolescentes em situação de risco social. As atividades estão concentradas no Município de Embu-Guaçu por tratar-se de uma região com necessidade de ações preventivas na área da infância e adolescência. Atualmente são atendidas na Casa da Paz 160 crianças e adolescentes entre 5 e 18 anos.

Atividades da ONG
As atividades desenvolvidas na Casa da Paz, totalmente gratuitas, enfocam o desenvolvimento físico, cognitivo, psicológico, social e familiar. As crianças e adolescentes passam meio período na escola, requisito fundamental para participação no programa, e meio período na Casa da Paz. O funcionamento do programa é de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas. Todos os participantes almoçam e tomam lanche na instituição.

A ONG oferece consultório odontológico próprio, que atende crianças, adolescentes e famílias do programa, bem como funcionários da instituição. O programa pressupõe a participação dos pais das crianças e adolescentes em atividades específicas, tais como reuniões mensais com a equipe, palestras e cursos. Os pré-requisitos para participação no programa são: a família residir no bairro do Flórida e estar disponível para participar nas reuniões de pais que acontecem uma vez por mês, comprar o uniforme de uso diário e a criança ou adolescente estar matriculado na escola.


Para mais informações visite o site da Casa da Paz

www.casadapaz.org.br


  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados