Tour Europeu: caddie morre de infarto, mas jogador não desiste

13/05/2014


Forsyth defende decisão de continuar jogo, mas ele e circuito recebem saraivada de críticas


Forsyth socorre caddie na rodada final do golfe na Madeira. Infarto fulminante (imagem do Twitter)
Forsyth socorre caddie na rodada final do golfe na Madeira. Infarto fulminante (imagem do Twitter)

Quase todo mundo conhece a piada do escocês que para seu jogo por alguns instantes e tira o chapéu em sinal de respeito ao cortejo fúnebre que passa ao lado do campo. Interpelado pelo parceiro que nunca o viu fazer isso para enterro nenhum, ele retruca: É que estava casado com ela por quase 50 anos!

Pois o escocês Alastair Forsyth fez algo parecido domingo, no Madeira Islands Open, quando seu caddie Iain McGregor, um neozelandês de 52 anos, teve um infarto fulminante no green do 18, seu nono buraco do dia nesse campo acidentado, e morreu quase que instantaneamente. Manobras de ressuscitação foram tentadas, mas McGregor já estava morto antes de o socorro chegar. Era um final triste para o torneio de número 1500 do Tour Europeu.

Decisão polêmica – O jogo, que estava na metade da segunda rodada apenas, depois que duas foram canceladas por causa de forte neblina, foi suspenso, é claro. Mas, depois disso, o Tour Europeu determinou um minuto de silêncio e, às 18 horas, mandou prosseguir o jogo a tempo de todos concluírem os 36 buracos e o inglês Daniel Brooks superar o escocês Scott Henry no primeiro buraco do desempate.

O Tour Europeu foi muito criticado por não ter cancelado o jogo em sinal de respeito a Mac, como era conhecido, mas muito mais Forsyth por ter ido até o final apesar da morte de seu caddie no meio do campo. “Não posso acreditar que eles mandaram continuar o jogo depois que alguém morreu no meio do campo”, criticou o sueco Joel Sjoholm, ex-patrão de Mac, em seu Twitter. “R.I.P meu querido Mac! Você era tão jovem. Vai ser uma tarde difícil”.

Vergonha – O espanhol Gonzalo Fernandez-Castano escreveu: “Tristes notícias da Madeira. Nós vamos sentir sua falta Mac. Um dos caras mais legais do Tour. #RIPIainMcgregor”. Mas ficou abismado em ver o jogo continuar. “Não posso concordar. Vergonha”.

Forsyth se defende. “Todos ficamos muito chocados”, diz. “Ver uma coisa dessas acontecer na frente de seu olhos; não sabemos nem quando nem como isso pode acontecer”, comentou. “Eu e meus parceiros, o Tano Goya e o Adam Gee, nos reunimos com os dirigentes e falamos com George O`Grady (executivo-chefe do Tour Europeu) por telefone antes de decidir continuar o jogo, porque é o que acreditamos que Mac iria querer”, defende-se.

 Nota Oficial – Em nota, o Tour Europeu disse: “É com grande tristeza e pesar que informamos o falecimento prematuro de caddie Iain McGregor durante o jogo, no último dia do, Madeira Islands Open, em Portugal.”

“Todo mundo no Tour Europeu estende suas mais profundas condolências aos amigos e familiares de Iain neste momento. Após consulta com os jogadores e caddies envolvidos, no entanto, foi decidido que o jogo devia continuar e o torneio terminar.”

“Um minuto de silêncio foi feito na sede do clube e o jogo retomado às 18 horas. Toda as medidas para o enterro serão tomadar pelo Tour Europeu e vamos ajudar a família no que for possível.”

Em tempo: Forsyth jogou voltas de 73 e 75, terminou em 63º lugar e ganhou € 1,080. Ele vinha no par do campo quando o caddie morreu, e fez três bogeys seguidos na segunda metade do campo (3 ao 5).

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados