01/07/2011
O Golf Channel transmite o torneio ao vivo para o Brasil. Confira os horários aqui.
O irlandês Damien McGrane, o sul-africano Jaco Van Zyl, o sueco Rikard Karlberg e o inglês James Ruebotham foram desclassificados após a primeiro rodada do Aberto da França por terem cometido “grave infração à Regra” depois de jogar a bola na água no buraco 18 e dropar de lugar errado. Mas, calma! Ninguém roubou em campo. “grave infração à Regra aplicável” é o termo usado pelas Regras do Golfe para quando a Comissão julga que o jogador obteve vantagem significativa por dropar de lugar errado.
A confusão toda ocorreu por causa de uma Regra Local, que determinava uma área de drop obrigatória no buraco 18, caso alguém jogasse a bola na água frontal. Essa Regra Local já havia sido utilizada em 2010 e um aviso em letras grande foi entregue ao jogadores – ou a seus caddies – e fixada nos quadros de aviso. Que mais uma vez – lembra de Dustin Johnson no 18 do PGA Championship? – ninguém leu.
Regra 20 – A Regra que trata do assunto é a 20 (se todos lessem ao menos essa Regra, pouco mais de quatro páginas – 80% dos problemas nos campos de golfe acabariam) que trata de “Levantar, Dropar e Colocar; Jogar de Local Errado”. No caso, a Regra 20.7-c, que estabelece duas tacadas de penalidade por jogar de local errado, com o jogador devendo completar o buraco com a bola jogada de local errado a ao ser que tenha “cometido falta grave” (obter uma vantagem injusta do erro). Nesse caso, teria que voltar ao local de onde bateu a bola errada, bater outra de local certo, antes de dar uma tacada no tee seguinte, a não ser que seja no buraco final – nosso caso – quando ele deve anunciar que vai corrigir o erro antes de deixar o green.
A pena por “grave infração à Regra aplicável” é a desclassificação. No caso em questão, os quatro jogadores foram além, assinando e entregando seus cartões. Assim, mesmo que a Comissão não tivesse julgado que eles cometeram falta grave, seriam desclassificados da mesma maneira, por ter entregado um cartão com resultado menor do que o real (sem as duas tacadas de penalidade).
Árbitros – Andy McFee, árbitro-chefe do Tour Europeu, se disse “estupefato” com o erro coletivo, uma vez que em 2010, com a mesma Regra Local em vigor, nada ocorreu. “Às vezes tínhamos árbitros no local, outras vezes não”, diz McFee, que após a desobediência coletiva, ocorrida pela manhã, colocou um árbitro de plantão no local.
Um dos jogadores disse que viu o aviso, mas esqueceu dele. Outro disse que seu caddie leu, mas não entendeu. Os outros dois nem sabiam do que se tratava. No PGA Tour, ninguém droparia a bola sem a presença de um árbitro. Mas no Tour Europeu, os árbitros eram chamados para situações tão ridículas, que o circuito decidiu mandar para um curso de Regras obrigatório todos os que pedissem ajuda de um árbitro para situações óbvias, o que diminuiu muito os chamados.
Recorde – Esse é o maior número de desclassificações em uma só volta do Tour Europeu desde o AGF Open at La Grand Motte, em Montpellier, em 1990, quando seis jogadores foram desclassificados por remover estacadas brancas que marcavam o limite do campo – consideradas obstruções imóveis – que só por serem mexidas acarretam duas tacadas de penalidade. Todos entregaram os cartões sem essas penalidades e foram desclassificados por resultado menor do que o real.
Em tempo – O inglês Graeme Storm e o canhoto australiano Richard Green terminaram o dia em primeiro com 65 tacadas, seis abaixo do par. O alemão Martin Kaymer, número quatro do ranking mundial de golfe, que perdeu o posto de número 3 para Rory McIlroy, e precisa terminar até oitavo para recupera-lo, jogou 71, o par do campo e está a seis tacadas dos líderes, empatado com Colin Montgomerie, que precisa terminar entre os cinco primeiros para garantir vaga para o British Open, e com o espanhol Miguel Angel Jimenez, que defende o título.
O canhoto americano Bubba Watson, 12 do mundo, não foi no lago, mas fez lay up da banca da raia e deu três putts no 18 para fazer um duplo bogey e jogar 74, ameaçado de não passar o corte.
Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços
Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course
Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50
11/11/2024
11/11/2024
05/11/2024
05/11/2024
05/11/2024
04/11/2024
© Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados