Tour Europeu: penalidade custa título de Abu Dhabi a McIlroy

20/01/2014


Infração às Regras lhe tirou duas tacadas na derrota por uma para o espanhol Larrazábal


McIlroy, com Mickelson ao fundo: segundo título perdido no golfe de Abu Dhabi por descaso com as Regras
McIlroy, com Mickelson ao fundo: segundo título perdido no golfe de Abu Dhabi por descaso com as Regras

por: Ricardo Fonseca

O desconhecimento da Regra 25-1 que trata das “Condições Anormais do Campo” custou a Rory McIlroy duas tacadas de penalidade e o título do Abu Dhabi HSBC Golf Championship, no que poderia ser a primeira vitória do norte-irlandês no Tour Europeu desde dezembro de 2012. O título do segundo torneio do ano do circuito europeu ficou para o espanhol Pablo Larrazábal (foto abaixo, com o troféu), com 14 abaixo do par, enquanto McIlroy dividia o vice-campeonato com Phil Mickelson, ambos com 13 abaixo.

A penalidade de McIlroy aconteceu na rodada de sábado, quando sua bola foi parar num caminho destinado ao público, marcado como terreno em reparação, do qual o número 7 do mundo tinha direito a alívio, sem penalidade. Mas depois de dropar a bola corretamente, dentro da distância de um taco do ponto de alívio mais próximo de onde a bola estava, McIlroy jogou a tacada seguinte com o pé esquerdo tocando a linha que demarcava o terreno em reparação, o que caracterizou que ele não tomou um alívio completo, portanto uma infração às Regras punida com duas tacadas de penalidade.

Caddie – McIlroy só soube do problema ao terminar o buraco 18 e ser informado da infração pelo caddie Dave Renwick, que levava a bolsa do argentino Ricardo Gonzalez, que jogava ao lado do norte-irlandês. Renwick, McIlroy e John Paramor, árbitro-chefe do Tour Europeu foram ao local do incidente, no buraco 2, e a violação foi confirmada, o que deixou McIlroy com um duplo bogey-6 naquele buraco e uma volta de 70 tacadas, ao invés de 68, quatro abaixo, que havia jogado.

Para McIlroy, de 24 anos, sua punição deveu-se a mais uma “regra estúpida” que existe no golfe, o que ele tem razão. “É uma punição injusta e desnecessária, pois não tive nenhuma vantagem por jogar com a ponta do pé tocando a linha branca”, reclamou. Mas ele perde a razão ao completar que ele tem coisas mais importantes a fazer com seu tempo do que estudar as 34 Regras de Golfe e suas decisões. “É para isso que existem árbitros”, diz McIlroy, esquecendo-se que conhecer as regras que norteiam sua profissão é uma obrigação de todos, ainda mais para quem já venceu dois majors, foi número 1 do mundo, e é regiamente pago pela Nike para jogar, com quem tem um contrato milionário, só equiparável ao de Tiger Woods.

Reincidente – Essa não é a primeira vez que McIlroy foi punido em Abu Dhabi por desconhecer as Regras. Dois anos antes, ele foi punido em duas tacadas por tirar areia da grama mais alta em volta do green, o que é uma infração à Regra 13-2, que trata de “Melhorar a posição, área de stance pretendido ou swing, ou a linha de jogo” (areia só é considerada impedimento solto – e, portanto pode ser removida – dentro do green). Naquela oportunidade McIlroy disse que essa era uma Regra “difícil”. Mais uma vez a penalidade de duas tacadas lhe custou o título, pois ele perdeu por uma para o inglês Robert Rock.

McIlroy começou a volta final em quarto lugar, com nove abaixo, empatado com Larrazábal, uma atrás de Mickelson, que vinha em segundo, e três atrás do líder isolado, o escocês Lee Craig. Larrazábal levou o título ao jogar 67, cinco abaixo, no domingo, num dia de muito vento, enquanto McIlroy jogava 68. Mickelson fez um triplo bogey no buraco 13 da volta final para jogar 69. O americano ainda teve chance de provocar um desempate, mas errou um putt muito longo par eagle no 18, de par 5, aonde chegou em duas.

Noivado – O norte-irlandês teve como consolo a visita de sua noiva, a tenista Caroline Wozniacki (foto ao lado), que correu para encontrá-lo tão logo foi eliminada do Aberto da Austrália. Os dois anunciaram recentemente o noivado pelo Twitter, pondo fim às especulação de que haviam rompido o relacionamento.

Apesar do vice-campenato – e do título do Aberto da Nova Zelândia, no final de 2013, válido para o ranking local – McIlroy não conseguiu melhorar sua posição no ranking mundial de golfe, onde permanece em sétimo lugar esta semana. Mickelson, por sua vez, recuperou uma posição para ser o número 4 da lista. Larrazábal subiu para número 53 do mundo e está perto de conseguir jogar no Accenture Match Play, que abre a série de campeonatos mundiais (World Golf Championships – WGC) pela primeira vez na carreira.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados