Tour Juvenil de SP: Gui e Lauren Grinberg vencem 2ª etapa, de ponta a ponta, no Lago Azul.

06/03/2017

Final masculina foi emocionante, com virada nos buracos finais. Definidas equipes para Córdoba.

 

Dobradinha dos Grinberg no Lago Azul: emoção até o final. Fotos: Ricardo Fonseca

Os irmãos Gui e Lauren Grinberg venceram de ponta a ponta a segunda etapa do Torneio Juvenil do Estado de São Paulo, encerrada neste domingo, 5 de março, em seu clube, o Lago Azul Golfe Clube, em Araçoiaba da Serra. O torneio com organização da Federação Paulista de Golfe (FPG) valeu para os rankings paulistas até 18 anos e serviu como terceira das quatro classificatórias para Ryder Cup Juvenil – Bolívia x Brasil.

INternas FPGO campeonato deste final de semana também definiu as duplas masculina e feminina que representarão a FPG e o Brasil no 32º Campeonato Juvenil e Júnior e Torneio Internacional do La Cumbre Golf Club, em Córdoba, na Argentina, de 16 a 19 de março. Sem que houvesse mudança nos dois primeiros lugares dos rankings, após esta etapa, Thomas Choi, do São Paulo GC, e Victor Leal Pinto, de São José, no masculino, e Lauren Grinberg e Fernanda Harada da Silva, diretamente filiada à FPG, no feminino, formarão a delegação brasileira.

Emoção até o final – A vitória de Gui foi conseguida numa final emocionante. Ele começou o dia ganhando por três, mas fez quatro bogeys nos oito primeiros buracos, para entregar a liderança para Victor Leal Pinto, de São José, juvenil número 2 do estado, que vinha no par do campo e líder por uma, até o tee do buraco nove. Mas um drive fora de campo custou a Victor um triplo bogey e o controle do jogo. Ele fez mais um triplo e três bogeys para jogar 82 e cair do segundo para o nono lugar.

Depois dele, foi a vez de Pedro Marchioni, do São Paulo GC, brilhar. Marchioni também começou perdendo por três, mas assumiu a liderança com um birdie no 9 e ampliou sua vantagem para três tacadas depois que fez novo birdie no 12, para ficar com uma abaixo no dia, e Gui fez bogey no 13.

Virada – Antes de ir para o tee do 14, Gui falou para o pai, Jairo, que acompanhava o jogo, que iria buscar o resultado. E foi o que ele fez descontando quatro tacadas dois buracos seguintes, quando fez birdies seguidos, contra bogeys de Marchioni.  Com Gui líder de novo, por uma tacada, ambos desperdiçaram chances de birdies no 16 e no 17 e tiveram dificuldades no 18, de par 5, onde só entraram com a quarta no green. Marchioni jogou primeiro, mas errou de perto para fazer bogey e selar a vitória de Gui, que embocou o seu putt, para comemorar o título ao lado da irmã.

Gui venceu com 150 (75-75) tacadas, seis acima do par, contra 152 (78-74) de Marchioni. Pietro Alvim, do São Fernando, também numa excelente recuperação, levou a medalha de bronze, com 153 (80-73) tacadas. Lucas Park, do Paradise, fez a melhor volta e única abaixo do par de todo o torneio, para ficar em quarto, com 154 (83-71), seguido pelo irmão Matheus, quinto colocado com 156 (81-75). Thomas Choi, número 1 do estado, que perdeu a liderança no buraco 16 do sábado ao bater dois drives seguidos fora de campo, ficou em sétimo, com 158 (81-77) empatado com Gabriel Pedone (82-76), seu companheiro de São Paulo GC.

Mais campeões – Pietro ficou em terceiro na geral, mas foi o campeão entre os juvenis (16 a 18 anos), seguido por Lucas e Matheus, que levaram prata e bronze. Entre os pré-juvenis, com Gui e Marchioni disparados na frente, a disputa foi pelo terceiro lugar, que ficou para Lucas Steinhoff, do Clube de Campo, com 179 (88-91).

Marcos Park, o mais novo dos três irmãos do Paradise, também levou sua medalha, de ouro, ao vencer, de virada, entre os de 12 e 13 anos, com 166 (87-79) tacadas. Nick Song, do São Fernando, ficou em segundo, com 170 (88-82), seguido por Pedro Rocha, da Academia GolfRange Campinas, líder da véspera, terceiro colocado com 171 (81-90). Na até 11 anos, Pedro Miyata, da FPG, levou mais uma, ao vencer com 173 (88-85) tacadas, contra 181 (88-93) de Aaron Vargas, do Clube de Campo, e 205 (105-100) de Eduardo Nonaka, do Arujá.

Feminino – A vitória de Lauren, entre as meninas, foi mais tranquila. A número 1 dos rankings juvenil e adulto, paulista e brasileiro, dobrou sua vantagem no segundo dia para ser campeã com 154 (78-76) tacadas, quatro de vantagem. Giovanna Yabiku, de Campinas, ficou em segundo, com 158 (80-78), seguida por Ana Sung Marques, do Arujá, com 167 (80-87). Fernanda Lacaz, do São Fernando, com 170 (88-82), ficou em quarto. Completaram as Top 5, com 174 tacadas, Samire Oliveira (91-83), do Arujá, e Meilin Hoshino (87-87), em sua estreia como sócia atleta do São Paulo GC.

Na classificação das juvenis, Lauren e Giovanna foram seguidas por Fernanda Lacaz, que ganhou a medalha de bronze. Na pré-juvenil, Ana Sung venceu, seguida por duas jogadoras da FPG: Julia Aderaldo, com 191 (94-97) e Gabriela Mussi Toricelli, com 193 (98-95). E finalmente, na até 13 anos, Meilin Hoshino foi a campeã, com Marina Nonaka, do Arujá, em segundo, com 221 (112-109).

Handicaps – Houve ainda classificações por handicap. João Vitor Gonçalves, de Poços, foi o campeão geral entre juvenis e pré-juvenis, com 138 tacadas net, seguido por Eric di Tata, da FPG, com 143, e por Dylan Song, do São Fernando, com 144. Na 12 e 13 anos, o campeão foi Guilherme Kawahara, do Arujá, com 139, seguido por Luiz Bossetto, também do Arujá, com 147. E na até 11 anos, venceu João Bossetto, do Arujá, com 137, seguido por Nelson Shikicima, do Paradise, com 140. No feminino geral (juvenis e pré-juvenis) venceu Fernanda Kawahara, do Arujá, com 146, seguida por Gabriela Katsurayama, da Grama, com 147, e por Samire Oliveira, do Arujá, com 148.

Na cerimônia de premiação, comandada por Mauro Batista, diretor-executivo da FPG, Durval Pedroso, capitão do Lago Azul, anunciou que seu clube, a partir de agora, está oferecendo green-fee gratuito para os seis primeiros colocados das rankings juvenis masculino e feminino paulista, para que eles possam treinar à vontade, de terça a sexta-feira. Os pais desses jogadores, caso queiram jogar também, pagarão apenas metade do green-fee nesses dias. Também ajudaram a entregar os prêmios o árbitro itnernacional José Nabuco; Maurício Miranda, head-pro do Lago Azul, e Alexandre Domingues, coach da FPG.

Patrocínio – A Federação Paulista de Golfe (FPG), entidade responsável por aproximadamente metade dos jogadores e dos campos de golfe do Brasil, tem patrocínios da Embrase, Jack Nicklaus Golf Academy e WebTraz.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados