Tyler Strafaci, de 22 anos, vence US Amateur de virada, seguindo os passos do avô

17/08/2020

Final em 36 buracos de match play terminou com birdie do campeão no 18. Veja vídeo

Tyler comemora título do US Amateur. Foto: Steven Gibbons/USGA

por | Ricardo Fonseca

Oitenta e cinco anos depois de seu avô, Frank Strafaci Senior, vencer o U.S. Amateur Public Links de 1935, Tyler Strafaci, de 22 anos, deu novo título de um dos majors amadores da USGA à família ao conquistar o U.S. Amateur Championship, encerrado neste domingo, 16 de agosto, no Bandon Dunes Golf Resort, no Oregon. Assista ao vídeo no final do texto.

Tyler, que chegou a perder por 5 buracos, virou o jogo para vencer por 1 up a final do match play de 36 buracos, com o que foi a melhor jogada de sua carreira: bateu um ferro 4 das 245 jardas para o green do buraco final, de par 5, e deu dois putts para fazer birdie, enquanto Charles “Ollie” Osborne, de 20 anos, o outro finalista, errava o green pela direita batendo ferro 5 das 212 jardas e falhava no putt para birdie.

Comemoração – O título garantiu a Tyler uma vaga na equipe americana na Walker Cup, que vai ser jogada no Seminole Golf Club, em Juno Beach, na Flórida, dias 8 e 9 de maior, de 2021, ao lado da casa do campeão. Nathaniel Crosby, campeão do U.S. Amateur de 1981 e capitão do time dos EUA que vai enfrentar o da Grã Bretanha e Irlanda, estava lá para cumprimentar o vencedor. Um feito que o premiado avô de Tyler nunca conseguiu. Tyler teve como caddie seu pai, Frank Junior.

A recuperação de Tyler depois de estar perdendo por cinco buracos, só não foi maior do que a conseguida por Tiger Woods, em 1994, no primeiro de seus três títulos seguidos do U.S. Amateur, quando chegou a estar 6 atrás, depois de 13 buracos, antes de bater Trip Kuehne, no TPC Sawgrass.

Tyler ganhou ainda, entre outras coisas, vaga para três majors de 2021: o U.S. Open de Torrey Pines, o The Open no Royal St. George e para o Masters, no Augusta National. Ele também está isento por 10 anos para o U.S. Amateur. Osborne, o vice, jogará no U.S. Open de Torrey Pines e no Masters. Pata participar dos majors, ambos precisam permanecer como amadores até lá.

Sul-Americanos – Todos os quatro argentinos que entraram no torneio classificaram-se na fase de stroke play, em 36 buracos,  para as finais, uma chave de match play eliminatória com 128 jogadores. Andres Schonbaum e Abel Gallegos perderam na primeira rodada. Os outros dois – Segundo Oliva Pinto e Mateo Fernandez de Oliveira – venceram duas vezes e chegaram às oitavas-de-final antes de serem eliminados, sendo que Oliva Pinto perdeu por 1 down para o campeão Tyler.

Outros latino-americanos que jogaram, mas não passaram o corte foram os chilenos Tomas Gana, Carlos Bustos, Agustin Errazuriz e Benjamin Saiz-Wenz; os colombianos Jose Vega e Jorge Benedetti e o mexicano Emilio Gonzalez Ramirez.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados