US Open 2013: chuva tumultua rodada, mas salva Woods

14/06/2013


Tiger vinha duas acima, quando escureceu. Donald (-4) lidera no campo e Phil (-3) na sede


Woods cabisbaixo: estaria o número 1 do mundo se colocando pressão demais nos majors do golfe?
Woods cabisbaixo: estaria o número 1 do mundo se colocando pressão demais nos majors do golfe?

Atualização – Nesta sexta, no complemento da primeira volta, Woods fez mais dois bogeys e um birdie para jogar 73 (+3) e deixar o campo empatado em 54º lugar, na linha de corte. McIlroy também jogou 73 e Scott 72.

Duas interrupções – uma, mais longa, no começo da manhã, e outra no final da tarde – implicaram em mais de quatro horas de atrasos e obrigaram a suspender a rodada de abertura do US Open, no Merion, ao escurecer, quando 78 jogadores ainda estavam em campo. O esperado festival de birdies só aconteceu nas primeiras duas horas de jogo, com os que começaram pelo tee do 1 ou do 11, jogando abaixo nos primeiros buracos. Após a primeira interrupção o jogo ficou muito mais difícil e apenas 15 jogadores dormiram abaixo do par, sendo que apenas dois deles completaram a volta. Phil Mickelson era o líder na sede, com 67, três abaixo, e Luke Donald, o melhor em campo, depois de jogar quatro abaixo em 13 buracos.

A chuva atrapalhou a rodada de abertura e complicou a volta de hoje, quando os golfistas que saíram por último ainda terão que jogar 32 buracos (14+18), ou menos, com ameaça de novos temporais na região da Filadélfia, na Pensilvânia, antes de se definir os 60 primeiros e empatados que passarão o corte e disputarão os US$ 8 milhões em prêmios nas duas rodadas finais. O campo continua empapado e difícil, uma vez que o rough só pode ser cortado uma vez na semana e está bem mais alto do que o pretendido.

Salvo pelo gongo – As interrupções foram ruins para todos, menos para Tiger Woods, que tenta encerrar um jejum de cinco anos em majors. Sua volta só começou às 16h44 locais (17h44 no Brasil), com três bogeys, um birdie e um par, quando o jogo foi parado pelo mau tempo pela segunda vez no dia. Ao retornar ao campo, uma hora depois, Tiger embocou um putt de 14 metros no buraco 6, de par 3, e teve chance de voltar ao par do campo depois de um approach que deixou a bola a 2,5 metros da bandeira no 8.

Mas foi só. Woods deixou o putt do seis curto, deu três putts – horríveis – para fazer bogey no 9 e ainda errou outro mais curto, de 1,5 metro, em subida, para birdie no 10. Deixou o campo cabisbaixo, reclamando de dores no punho esquerdo, que ele garante estar bem, com duas acima, empatado em 51º lugar, na linha de corte. A seu favor há o fato de Woods raramente começar bem no US Open. No ano passado ele jogou 69 no primeiro dia no Olympic Club (terminou em 21º), mas, antes disso, sua última volta abaixo de 70 na estreia havia sido em 2002, o ano em que ele ganhou o segundo de seus três US Opens, no Bethpage Black.

Líder – Mickelson, o outro queridinho da torcida americana, por sua vez, teve um dia memorável, para quem abdicou dos treinos no Marion depois de poucas horas no empapado East Course, na segunda-feira, antes de voar para as casa, em Rancho Santa Fé, na Califórnia, para assistir à cerimônia de graduação de sua filha mais velha, Amanda, no oitavo grau, na tarde de quarta. Ele só pousou na Filadélfia às 3h30 da manhã de quinta, poucas horas antes de estrear, sem dormir e sem driver, que ele deixou fora da bolsa para não cair na tentação de usar o taco que tantos problemas tem lhe causado e é pouco necessário no curto (menos de 7 mil jardas) Merion.

Quatro birdies e um bogey depois, Mickelson deixou o campo como líder na sede, com 67 (-3) tacadas, e assim permaneceu até o final do dia. Entre os que terminaram os 18 buracos o outro único abaixo do par é o belga Nicolas Colsaerts, com 69 (-1). Charl Schwartzel, Tim Clark, Jerry Kelly, Rickie Fowler e Jason Day jogaram 70, o par do campo, seguidos por dez jogadores com 71 (+1), incluindo Bubba Watson, Dustin Johnson, Steve Stricker, Justin Rose, Ian Poulter e o amador Kevin Phelan.

Destaques – Entre os que ainda estão no campo, o inglês Luke Donald fechou o dia com três birdies consecutivos nos buracos 11, 12 e 13, para somar quatro abaixo, antes de a noite chegar. O australiano Adam Scott, que joga ao lado de Woods, e Webb Simpson, que tenta o bicampeonato estão com duas abaixo, ao lado dos australianos Mathew Goggin e Alistair Presnell. Rory McIlroy, o outro parceiro de Tiger, fez um birdie no 11, momentos antes de o jogo ser interrompido, para voltar ao par do campo, na 16ª colocação parcial.

As pessoas que assistiam ao jogo pela TV em casa mais uma vez movimentaram os árbitros denunciando irregularidades contra Steve Stricker e Adam Scott. Escaldados com o incidente de Woods no Masters, ambos os casos foram averiguados antes de os jogadores entregarem seus cartões e ambos foram inocentados. Stricker foi acusado de ter dropado de maneira irregular no buraco 3, seu 11º do dia, onde fez um duplo bogey depois de declarar o bola injogável ao lado de uma banca e de uma árvore, que teria evitado ao ir demais para o lado. Scott havia sido acusado de encostar o taco no chão no hazard em sua segunda tacada no buraco 5, de par 5, o que foi desmentido pelo árbitro do grupo.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados