US Open 2013: Woods e McIlroy juntos pela primeira vez num major

12/06/2013


Scott completa o grupo dos três melhores do mundo, nesta quinta, no Merion, com TV


Woods: tentando por fim a cinco anos de jejum em majors do golfe. Não vence um desde o US Open de 2008
Woods: tentando por fim a cinco anos de jejum em majors do golfe. Não vence um desde o US Open de 2008

Colocar os três melhores jogadores do mundo para jogar juntos nos dois primeiros dias não é novidade, mas nesta quinta, quando começa o 113º US Open, no Merion Golf Club, em Ardmore, ao lado da Filadélfia, na Pensilvânia, será a primeira vez que Tiger Woods e Rory McIlroy jogam juntos num major. Adam Scott – e seu caddie Steve Williams – desafeto de Woods, seu ex-patrão – completam o grupo que joga pelo tee do 1, a partir das 14h14, horário de Brasília, com transmissão ao vivo pelo canal ESPN (atenção, não é na ESPN+).

Na sexta, os três melhores do ranking mundial de golfe voltam a jogar juntos, pelo tee do 11 (isso mesmo, pois o tee do 11 é mais perto da sede do Marion do que o 10), às 7h44. Desta vez, quem mostra os três ao vivo durante toda a rodada é o site do US Open, que pode ser visto em seu computador na internet ou através dos aplicativos gratuitos para iPad, iPhone e Android. Nesta quinta, o grupo a ser mostrado ao vivo na internet é o de Phil Mickelson, Steve Stricker e Keegan Bradley, a partir das 8h11 no Brasil. A ESPN inicia sua transmissão às 14 horas, nos quatro dias do torneio, com narração de Carlos Lima e comentários do profissional Ricardo Melo, professor do Golf Center, da Federação Paulista de Golfe.

Estatísticas – Tiger e Rory já jogaram juntos sete vezes no PGA Tour, com ampla vantagem para o americano que fez o melhor resultado em seis oportunidades e só foi superado uma vez pelo norte-irlandês quando estava juntos no mesmo grupo. Em quatro dessas oportunidades, Tiger jogou 66 ou melhor; McIlroy apenas uma vez. Woods nunca jogou acima do par ao lado de McIlroy, que o fez em duas das sete vezes. Nessas rodadas juntos, Woods acumulou 34 abaixo do par, contra sete abaixo de McIlroy.

Fora do PGA Tour, Woods e McIlroy jogaram junto cinco vezes, com Woods fazendo o melhor resultado em três delas. A última vez que jogaram juntos foi nas duas primeiras rodadas do WGC-Cadillac Championship, que Tiger venceu em março, no Doral. Esta será a segunda vez que Woods joga no mesmo grupo que seu ex-caddie Steve, que ele demitiu, num rompimento nada amigável, antes de ser contratado por Scott. Os dois só haviam estado juntos no mesmo grupo na Presidents Cup de 2011.

Destaques – Scott, campeão do Masters, que tenta vencer o segundo major de sua carreira e manter suas chances de ser o primeiro profissional da história a completar o Grand Slam (vencer os quatro majors no mesmo ano), já esteve no grupo dos três melhores do mundo no US Open de 2008, ao lado de Woods e Phil Mickelson. Woods venceu naquele ano para conquistar o 14º major de sua carreira, e desde então não venceu mais nenhum. Esta semana completa cinco anos de jejum em majors. Já Rory McIlroy, de 24 anos, tenta vencer um major pelo terceiro ano consecutivo, depois de ser campeão do US Open de 2011 e do PGA Championship de 2012.

Mas o trio de líderes do ranking mundial de golfe não é a única atração do dia. Para quem gosta de drives descomunais, a USGA colocou juntos os três principais batedores do circuito – Bubba Watson, Dustin Johnson e Nicolas Colsaerts, que jogam a partir das 8 horas na quinta e das 13h30 na sexta. Phil Mickelson, cinco vezes vice-campeão do US Open, Steve Stricker e Keegan Bradley jogam às 8h11 de quinta e 13h41 de sexta, sempre pelo horário oficial do Brasil.

Campeão – Webb Simpson, que defende o título do US Open, joga ao lado de Steven Fox, campeão do US Amateur e de Ernie Els, campeão do British Open, às 14h36 na quinta e 9h06 na sexta. Outros grupos de interesse são Matt Kuchar, Justin Rose e Brandt Snedeker (8h22 e 13h52); Sergio Garcia, Stewart Cink e Padraig Harrington (8h44 e 14h14); Ian Poulter, Jason Dufner e Boo Weekley (8h55 e 14h25); Luke Donald, Lee Westwood e Martin Kaymer (13h52 e 8h22); e Jim Furyk, Graeme McDowell e Zach Johnson (14h03 e 8h33).

O espanhol Sergio Garcia vai jogar no mesmo torneio que Woods pela primeira vez desde que eles iniciaram um bate-bola no mês passado, durante o The Players Championship, mas só poderão estar juntos no mesmo grupo no final de semana. Garcia, no entanto, joga ao lado do irlandês Padraig Harrington, de quem não é também o melhor dos amigos. Harrington derrotou o espanhol em Carnoustie para vencer seu primeiro major no British Open de 2007, e, no ano seguinte, o irlandês voltou a superar Garcia no PGA Championship de Oakland Hills.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados