US Open: Alexandre Rocha ainda faz história

19/06/2011


Ele foi o primeiro a passar o corte no torneio, mas Brasil tem muito mais conquistas em majors


   Rocha coloca País na história do US Open de golfe: primeiro brasileiro a passar o corte nesse major
   Rocha coloca País na história do US Open de golfe: primeiro brasileiro a passar o corte nesse major

Ajude e resgatar a história do golfe do Brasil nos majors. Veja como abaixo

Depois de entrar para a história como o primeiro brasileiro a passar o corte no US Open, Alexandre Rocha não teve uma volta boa neste sábado. Parece que relaxar da pressão teve um efeito negativo no profissional paulista, que jogou 76 pelo segundo dia consecutivo, com apenas um birdie, e terminou os 54 buracos com 63º lugar, com oito acima no total. Um resultado que ele pode melhorar bastante na volta final, neste domingo, se voltar a jogar como sabe.

Mesmo estando a 19 tacadas do líder, Rocha está em muito boa companhia, provando que sua atuação não é tão ruim como possa parecer. Afinal, ele está apenas uma tacada atrás do inglês Luke Donald, o número 1 do mundo; de Phil Mickelson, o melhor americano do ranking mundial; e do fenômeno italiano Matteo Manassero. E, é claro, entre os 72 jogadores que sobreviveram a uma maratona que Rocha percorreu desde o início, quando mais de 8 mil jogadores iniciaram as seletivas sonhando em chegar aonde ele chegou e nenhum brasileiro jamais esteve.

Brasil nos majors – Rocha não é o primeiro brasileiro a passar o corte num major. Antes deles, muitos outros chegaram lá. O primeiro deles foi Ricardo Rossi, argentino naturalizado brasileiro que foi o 55º colocado do Masters de 1953, com voltas de 75-81-80-72 tacadas, 308 no total (20 acima). Rossi também passou o corte no British Open de 1956, onde foi 17º colocado, em Hoylake, com voltas de 75-77-72-76, 300 no total.

Mas cabe ao mestre Mario Gonzalez a honra de ter conseguido o melhor resultado brasileiro em um major masculino (Angela Park foi vice-campeã do US Women`s Open de 2008): Mário foi o 11º colocado e melhor amador do British Open de 1948, em Muirfield, quando se tornou o primeiro brasileiro a jogar abaixo do par num major com 70 tacadas na terceira volta. Mas seu irmão, José Maria Gonzalez Filho, o Pinduca, uma vez, e seu filho Jaime Gonzalez, por três vezes, incluindo um 20º lugar em St. Andrews, em 1985, também estão entre os brasileiros que já passaram o corte em majors.

Melhor volta – Ao que se sabe, as 69 tacadas que Rocha jogou na estréia do US Open igualam a melhor volta de um brasileiro em majors, estabelecida por Jaime Gonzáles no British Open de 1984, onde ele foi 28º colocado. Também ao que se saiba, nenhum brasileiro jogou ou passou o corte no PGA Championship, o quarto e último major do golfe profissional.


Ajude o Portal Brasileiro do Golfe a resgatar a história do Brasil nos major

Se você sabe de algum resultado, mesmo que tenha dúvidas, nos escreva para que possamos apurar e resgatar essa importante história do golfe brasileiro. Muitos registros antigos estão incompletos ou com nomes abreviados ou errados, o que tornar mais fácil deixar escapar algo. Mas há mais brasileiros que passaram o corte em majors e mais de uma dezena que jogaram nesses torneios.

Escreva para brasilnosmajors@golfe.esp.br  e conte sua história. Vamos ter prazer em citá-lo nas próximas reportagens.


  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados