US Open: cai Jacintho, o último brasileiro nos Local Qualifyings

17/05/2014


País só tem agora Alexandre Rocha, que entra direto na segunda e última fase de seletivas


Jacintho: décimo brasileiro e terceiro amador a tentar se classificar para jogar golfe no Pinehurst nº 2
Jacintho: décimo brasileiro e terceiro amador a tentar se classificar para jogar golfe no Pinehurst nº 2

por: Ricardo Fonseca

O amador Luiz Jacintho, de Bauru, o último dos dez brasileiros na primeira fase de seletivas para o US Open, os Local Qualifyings, jogou 76 e ficou a sete tacadas de conseguir uma das cinco vagas oferecidas na chave do Shingle Creek Golf Club, em Orlando, na Flórida, disputada nesta quinta-feira. Só quem jogou entre 65 e 69 tacadas, todos profissionais, e esses últimos ainda tendo que disputar um playoff pela vaga final, classificou-se para continuar sonhando em entrar na chave principal do US Open, o segundo major da temporada, que vai ser jogado em menos de um mês no Pinehurst nº 2.

O Brasil teve número recorde de participantes nos Local Qualifyings, mas ninguém passou para a fase seguinte. Quem chegou mais perto foi Ronaldo Francisco, número 1 do Brasil e membro da equipe YKP/Azeite 1492, que teria que jogar um playoff pela vaga final, mas foi obrigado a desistir causa de uma crise de diverticulite e muita dor. Rafael Barcellos, Philippe Gasnier, Fernando Mechereffe, Daniel Stapff, Marcelo Jakubovic, Tomaz Pinheiro e Thor Salen foram os outros que tentaram a vaga, enquanto Felipe Navarro, que estava inscrito, desistiu de jogar.

Brasileiros – Até hoje apenas quatro brasileiros jogaram no US Open. Os primeiros foram Mario Gonzalez e Walter Ratto, do Gávea, no US Open de 1941, onde entraram como convidados, a pedido do presidente Getúlio Vargas, já que um temporal no Caribe atrasou seu navio e impediu que eles jogassem a seletiva. Depois deles, o Brasil só voltou ao US Open com o carioca Philippe Gasnier, que em 2008 tornou-se o primeiro brasileiro a se classificar através das seletivas para jogar, E justo em Torrey Pines, no torneio vencido por Tiger Woods. Gasnier marcou 86 e 75 e não passou o corte, em 139º lugar.

Coube a Alexandre Rocha, o segundo brasileiro a se classificar através das seletivas, em 2011, a honra de se tornar o primeiro representante do país a passar o corte num US Open. Ele jogou no Congressional Country Club, em Bethesda, Maryland, ao lado de Washington e teve uma estreia incrível ao marcar 69 (-2) e terminar o primeiro dia empatado em quarto lugar. Rocha jogou 76 no segundo dia para somar três acima e passar o corte na 58ª colocação (só os 60 primeiros e empatados jogaram as voltas finais). Rocha também jogou 76 nas duas voltas finais para somar 13 abaixo e terminar em 68º lugar.

Recorde de inscritos – Pela primeira vez na história do US Open há mais de 10 mil jogadores inscritos para suas diversas seletivas e torneio. Este ano haverá 10.127 golfistas profissionais e amadores de handicap baixo participando do segundo major da temporada. O recorde anterior, de 9.860 inscritos havia sido estabelecido no US Open de 2013, jogado no Merion Golf Club, em Ardmore, na Pensilvânia. O total de jogadores de 2014 inclui 51, incluindo 12 ex-campeões do torneio, que já tem vaga assegurada na competição principal (veja lista abaixo).

Esta é a sexta vez na história que o US Open recebe mais de 9 mil inscritos. A primeira vez que esse número foi atingido foi em 2005, na última vez que o major foi jogado no Pinehurst 2, quando houve 9.048 participantes. O torneio de 2009, em Bethpage Black, em Farmingdale, Nova York, teve 9.086 inscritos. Em 2010, para jogar em Pebble Beach, na Califórnia, o número foi de 9.052 inscritos. Em 2012, houve 9.006 jogadores para o U.S. Open do The Olympic Club, em San Francisco, e 9.860 para jogar no Merion, em 2013, quando se superou o recorde que era de 2009 no Bethpage Black.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados