US Open muda critérios e valoriza ranking mundial

09/02/2011


Foi criada uma segunda data de seleção para o major e alterada a forma de convocação


US OPen de 2011, no campo de golfe do Congressional: mudanças na classificação
  US Open de 2011, no campo de golfe do Congressional: mudanças no sistema de classificação

Além dos 50 primeiros colocados do ranking mundial de golfe do dia 23 de maio, todos os demais que chegarem a esse grupo nas três semanas seguintes, também terão direito de disputar o U.S. Open, o segundo major da temporada. Essa foi uma das alterações anunciadas pela USGA em seu maior torneio, que a partir de 2012 classificará os 60 primeiros do ranking mundial, acabando com as vagas destinadas aos rankings regionais.

Thomas O`Toole, diretor de competições da USGA, explicou a primeira mudança como uma resposta ao que aconteceu após o Memorial de 2010, quando o campeão Justin Rose e o vice Rickie Fowler chegaram entre os 50 do mundo, mas não puderam jogar no US Open, na semana seguinte. Mas haverá outras mudanças também importantes, algumas para agora e outras para 2012.

Ranking valorizado – A USGA decidiu mudar imediatamente e retroativamente de 15 para 10 o número de jogadores mais bem colocados que se classificam para o US Open do ano seguinte. A possibilidade da mudança já havia sido anunciada antes do torneio de 2010, o que não deixa margem de reclamação para Justin Leonard e Ben Curtis, que perderam sua vagas. E o campeão do The Players Championship passará a ter direito de jogar no US Open por três anos, e não um como era até hoje.

A partir de 2012, não haverá mais classificações por rankings regionais, incluindo os do PGA Tour (que dava 30 vagas) e Tour Europeu (15), que deixam de existir, valendo apenas o ranking mundial, com as vagas passando de 50 para 60. O mesmo acontece com os dois primeiros dos rankings da Australásia e Japão, que terão vaga apenas até este ano. O PGA Tour foi poupado no que se refere à Fedex Cup, que continuará dando vagas aos seus 30 finalistas. No US Womens Open, o ranking americano continua a valer, agora com 70 e não mais 50 vagas automáticas. A diferença vai sair das vagas do qualifying.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados