US Open: Olympic Club supera melhores do mundo

15/06/2012


Só Tiger Woods, em segundo, com uma abaixo, se destaca entre a elite do golfe mundial


   Woods: perdendo um pouco mais de terreno depois de jogar duas abaixo no campo mais fácil da semana
   Woods: segundo lugar, com uma abaixo, no mais difícil teste de golfe dos últimos anos

Michael Thompson, com 66 tacadas, quatro abaixo do par, é o líder isolado do US Open, que começou a ser jogado nesta quinta-feira em San Francisco, com transmissão ao vivo pela ESPN. Mas o verdadeiro campeão da rodada de abertura foi o Lake Course do Olympic Club, que massacrou os melhores jogadores do mundo, com exceção de Tiger Woods, que jogou 69, uma abaixo do par, para empatar em segundo com os outros quatro jogadores entre 156 participantes, que conseguiram terminar com números vermelhos no placar: o norte-irlandês Graeme McDowell, campeão do US Open de 2010; o inglês Justin Rose e os americanos Nick Watney, que fez um albatroz no 17,  e David Toms.

A USGA, que organiza o torneio, colocou os três melhores do mundo – Luke Donald (ING), Rory McIlroy (NIR) e Lee Westwood (ING) para jogar juntos, no grupo que seria mostrado ao vivo, à tarde, nas TVs de todo o mundo e no site do US Open, em vídeo também ao vivo (disponível no Brasil apenas para quem navega escondendo o IP, que é o endereço de seu computar na internet, por motivos de segurança. O resultado foi um desastre. Juntos, eles fizeram apenas três birdies, somaram 19 acima e Westwood, que vem de uma vitória no Tour Europeu, foi o único com exibição razoável, ao jogar 73 e empatar na 40ª colocação, com três acima.

McIlroy, que defende o título ganho em 2011, com uma dezena de recordes do torneio, fez apenas um birdie para jogar 77 (+7) e empatar na 109ª colocação. Donald, que lidera o ranking mundial há quase um ano e venceu seis torneios nos últimos 18 meses, jogou 79 (+9), sem um birdie sequer, para empatar em 140º lugar. A dupla britânica está a quatro e cinco tacadas da linha de corte (60 primeiros e empatados) e eles só conseguirão voltar a campo no final de semana se jogarem abaixo do par nesta sexta, feito que na estréia só cinco jogadores conseguiram.

No grupo de Woods, montado para a TV nesta sexta, quando joga à tarde, só o ex-número 1 do mundo foi bem, dando sinal de que pode encerrar seus quatro anos de jejum em majors. Ele fez três birdies e dois bogeys para jogar 69. Mas Phil Mickelson, com 76, e Bubba Watson, com 78, também estão ameaçados de não passar o corte. Eles fizeram apenas um birdie cada em suas voltas. Mickelson deu um gancho de drive no buraco 1 e nunca mais encontrou sua bola. Nem ele e nem a multidão que ajudou a procurá-la. Teve de voltar o tee de carona com um juiz para bater a terceira. Fez bogey neste e no buraco seguinte.

O chinês Andy Zhang, de 14 anos, o mais jovem a jogar num US Open, estava oito acima após cinco buracos. Mas jogou os 13 buracos finais com uma acima, com direito a birdie no 18, para jogar 79, uma abaixo (de 80), segundo ele. Casey Martin, que ganhou na Justiça o direito de jogar de carona num cart, por ser deficiente físico (um doença crônica que lhe provoca muitas dores na perna), jogou 74 com dois birdies e está na linha de corte, em 52º lugar.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados