US Open: Ronaldo Francisco avança nas seletivas

09/05/2011


Ampliação – Ele teve Gasnier como caddie. Rafa Barcellos ficou a duas tacadas da vaga


   Ronaldo: profissional patrocinado pela YKP consegue se classificar na 1ª seletiva para o US Open
   Ronaldo: profissional patrocinado pela YKP consegue se classificar na 1ª seletiva para o US Open

Ampliação – 23h45

O paulista Ronaldo Francisco, o número 1 do ranking nacional, foi o primeiro brasileiro a se classificar para a segunda e última fase das seletivas para o US Open de 2011. Jogando no campo público MetroWest, em Orlando, na Flórida, Ronaldo marcou 69, três abaixo do par, para terminar em quarto lugar na sua série e ficar mais perto de garantir uma vaga para o segundo major do ano. Rafael Barcellos, que jogou no mesmo campo, não conseguiu a vaga por duas tacadas.

Ronaldo, que joga com patrocínio da YKP, Unimed Rio Preto e Quinta do Golfe, foi ajudado pelo experiente profissional Philippe Gasnier, que trabalhou como seu caddie. Gasnier, que estreia nas seletivas do US Open nesta quinta-feira, no campo Magnólia do Walt Disney World Golf, em Lake Bueno Vista, na Flórida, é o único brasileiro que já chegou ao US Open através das seletivas. O feito foi conseguido em 2008, quando ele passou pelas duas fase de classificação e entrou no torneio principal.

Tranqüilidade – “O Gasnier como caddie foi espetacular, me ajudando nas distancias, no ritmo ao jogo e me dando uma tranquilidade ainda maior, pois duas cabeças de brasileiros pensam melhor que uma”, brinca Ronaldo, aliviado depois da tensão do jogo. “Comecei meio nervoso, fui me soltando aos poucos, mas fiz um bogey no buraco 6 que foi com um banho frio”, conta.

Segundo Ronaldo, Gasnier foi fundamental para sua recuperação. “Ele sempre falava vamos, vamos que ainda tem muito jogo”, recorda o profissional do clube de São Jo´se do Rio Preto. “No buraco 7 coloquei com duas na beira do green. mas muito longe da bandeira, fiz um approach muito ruim, mas ainda sai com par”, recorda. “Mas fiz birides no 8 e no 9, virei com uma abaixo, e emboquei outro birdie no 10 para voltar ao jogo”.

Classificação – Ronaldo sabia que só isso não bastava e só voltou a fazer birdie no buraco 14, para chegar a três abaixo. “Aí vieram os quatro buracos mais difíceis, mas fiz par em todos eles e agora estamos na segunda fase”, comemora Ronaldo. “Tomara que o Gasnier passe também nessa quinta”, diz. Ronaldo já havia jogado a seletiva do US Open de 2010 neste mesmo campo, mas marcou 74, para ficar a três tacadas da vaga. Agora, ele volta a jogar nas seletivas regionais, dia 6 de junho, no Quail Valley Golf Club, em Vero Beach, também na Flórida.

Rafael Barcellos também jogou no MetroWest em 2010 e quase conseguiu a vaga, ficando como reserva do grupo, mas desta vez não teve a mesma sorte. O profissional do São Paulo Golf Club acertou 16 greens, mas não conseguiu converter nenhuma das oportunidades em birdie. Rafael conseguiu o recorde de 18 pares consecutivos, feito raro no golfe, mas as 72 tacadas o deixaram a duas da classificação. Ele vai agora tentará a seletiva para o British Open.

Vagas – A seletiva do MetroWest foi vencida pelo local David Suggs e pelo colombiano Julian Colmenares, que jogaram 67, cinco abaixo. Christo Greyling, também de Orlando, ficou em terceiro, com 69, segundo por Ronaldo, que empatou em quarto com Bill Anderson. Sam Saunders jogou 70 e ganhou a sexta e última vaga no playoff contra Toby Ragland. Barcellos empatou em nono lugar, entre quase 100 jogadores.

O amador Eduardo Costa, de 20 anos e handicap 0, que joga golfe na Fazenda da Grama, em São Paulo, também jogou hoje, mas no campo do Dunwoody Country Club, na Geórgia. Ele jogou 76, quatro acima, e ficou a seis tacadas de passar para a segunda seletiva. Mas gostou da experiência e diz que aprendeu bastante. Em sua chave, três jogadores dividiram a primeira colocação com 68, quatro abaixo, seguidos de dois com 69.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados