US Open: seis brasileiros contra o mundo

06/05/2011


O amador Eduardo Costa, da Fazenda da Grama, é a novidade nas seletivas deste ano


   Eduardo Costa: amador de 22 anos começou no golfe aos 16 e já está nas seletivas do US Open
   Eduardo Costa: amador de 22 anos começou no golfe aos 16 e já está nas seletivas do US Open

Durante duas semana partir desta sexta-feira, 6 de maio, mais de 8 mil profissionais e amadores de todo o mundo, incluindo seis brasileiros, iniciam a busca de um sonho: classificar-se em uma das 112 seletivas locais para o US Open, e ficar mais perto da oportunidade de entrar na chave principal do US Open, o segundo major da temporada, que vai ser jogado de 16 a 19 de junho, no campo de par 72 e 7.250 jardas do Congressional Country Club, em Bethesda, ao lado de Washington DC, no estado de Maryland.

Philippe Gasnier, que em 2008, tornou-se o primeiro brasileiro a jogar no U.S. Open, desde que Mário Gonzalez e Walter Ratto participaram do torneio de 1941, em Foth Worth, no Texas, tenta repetir o feito este ano na sede de Lake Buena Vista. Ronaldo Francisco, o profissional número 1 do Brasil, que joga com patrocínio da YKP, da Unimed Rio Preto e da Quinta do Golfe; e Rafael Barcellos, do São Paulo GC, voltam a jogar na seletiva do Metrowest.

Rocha – Também vão jogar nas seletivas deste ano Alexandre Rocha, único brasileiro no PGA Tour, que em 2010 foi o campeão da chave que disputou no Montammy GC, em Alpine, Nova Jersey, mas não passou a segunda fase, e Fernando Mechereffe, o Toco, que joga no eGolf Professional Tour das Carolinas, e prefere tentar a sorte em Charlotte. Quem passar, junta-se a outros pré-classificados e joga as seletivas regionais, em 36 buracos, em 11 locais nos EUA, a partir de 6 de junho.

Mas a grande novidade do Brasil nas seletivas para o US Open deste ano será o amador Eduardo Costa, o Dudu, de 22 anos, da Fazenda da Grama GC, que joga dia 9 de maio no campo Sunwood GCC, em Atlanta, na Georgia. Dudu, que cursa a Faculdade de Negócios Externos na FAAP, em São Paulo, começou a jogar golfe em Campinas, com 16 anos, e já tem handicap zero já mais de seis meses. Ele acaba de jogar 65, sete abaixo, na Grama, onde já fez até um albatroz, no buraco 5.

Recordes – Não é incomum que jogadores vindos das seletivas se dêem bem no US Open. Em 2005, Jason Gore passou pelas seletivas locais e regionais e jogou no pelotão no último dia. Orville Moody fez ainda melhor em 1969, ao passar pelas duas seletivas para ser campeão. Foi o último a conseguir esse feito.

Já para os que estavam isentos da primeira fase, entraram direto nas seletivas regionais e foram campeões há vários casos: Michael Campbell, em 2005, e Lucas Glover em 2009, são os mais recentes. Antes deles, apenas Steve Jones, em 1996, havia feito o mesmo, jogando a partir das seletivas regionais para ser campeão.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados