US Open: Tourinho é o primeiro brasileiro a passar pelas seletivas locais

21/05/2015


Ele termina em primeiro em Wichita; Daniel Stapff fica como primeiro reserva em Estero


Tourinho: esperança brasileira para voltar ao US Open. Foto: Maddie Tourinho
Tourinho: esperança brasileira para voltar ao US Open. Foto: Maddie Tourinho

Com sete birdies e nenhum bogey em sua volta, o amador carioca André Tourinho tornou-se, nesta quinta, 21, o primeiro brasileiro a passar pelas seletivas locais deste ano e se classificar para as seletivas finais que definirão quem poderá jogar no US Open, o segundo major da temporada, de 18 a 21 de junho, no Chambers Bay, em campo links desenhado por Robert Trent Jones em University Place, Washington, em Puget Sound perto de Tacoma. Já Daniel Stapff, da equipe YKP/Azeite 1492 de golfe, jogou 72, para ficar a uma tacada da vaga e terminar como primeiro reserva da chave disputada quarta, dia 20, no Old Corkscrew Golf Club, em Estero, Flórida.

Ao lado, Daniel Stapff, da equipe YKP/Azeite 1492 de golfe. Foto: Enrique Berardi/PGA Tour

Tourinho, que se inscreveu nas seletivas como jogador de Tulsa, Oklahoma, fechou a volta com dois birdies para marcar 65 (-7) e ser o medalhista da seletiva. Ele fez quatro birdies na primeira metade do campo e três na segunda, para fazer os melhores parciais de cada volta (33-34) e terminar com três tacadas de vantagem sobre o americano Beau Titsworth, que fez eagle no 18 para jogar 68 (-4). Os americanos Connor Knabe e Max McGreevy ficaram com as duas vagas finais num playoff contra outros três jogadores dos EUA que também somaram 70 (-2).

Final – Tourinho agora terá que jogar em uma das 12 seletivas regionais – as finais – dia 8 de junho, em 36 buracos, 18 pela manhã e 18 à tarde, em busca de uma das vagas para o US Open. “Antes de começar, decidi jogar tranquilo e acreditar no meu talento”, conta Tourinho, que está em 49º lugar no ranking mundial amador, onde é o melhor brasileiro da história. “Bati muito bem na bola e fiz uma das minhas melhores rodadas do ano”, diz o carioca que mora nos EUA desde os tempos de faculdade.

Até agora, haviam tentado a vaga sem passar da primeira seletiva os brasileiros Rafael Barcellos; Alexandre Rocha (que desistiu da seletiva por motivos pessoais); Fernando Mechereffe, que ficou a uma tacada da vaga num playoff em Holston Hills Country Club, em Knoxville, Tennessee; Marcelo Monteiro, que abandonou a rodada com o pé machucado, no Shingle Creek Golf Club, em Orlando, na Flórida; e Axell Santos, do Fazenda da Grama, no Seagate Country Club, em Del Ray Beach, Flórida.

História – Apenas quatro brasileiros jogaram no US Open até hoje: Mário Gonzalez e Walter Ratto que tiveram convites para participar do torneio de 1941, em Forth Worth, no Texas, onde não passaram o corte; o carioca Philippe Gasnier, que passou pelas duas seletivas para jogar em 2008, em Torrey Pines, e não passou o corte; e Alexandre Rocha, também através das seletivas, em 2011, no Congressional Country, quando se tornou o único brasileiro a passar o corte neste major.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados