US Open: USGA dropa Tom Watson

12/02/2010

Apesar dos resultados recentes e da histórica vitória em Pebble Beach, jogador não recebe convite

Tom Watson não recebe comvite para o US Open de golfe
   Tom Watson em Dubai, há duas semanas: oitavo lugar entre os melhores do mundo

Ser vice-campeão do British Open de 2009, em Turnberry, onde só perdeu no playoff; ganhar os dois primeiros campeonatos seniores do ano; ou terminar em oitavo no torneio do Tour Europeu, em Dubai, que reuniu cinco dos dez jogadores mais bem colocados do ranking mundial, são feitos mais do que notáveis para um jogador de 60 anos que está entre os grandes nomes da história do esporte. Mas nada disso bastou pra comover a USGA (United States Golf Association) que, contrariando todas as expectativas, não convidou Tom Watson, ganhador de oito majors, para jogar o US Open deste ano.

A surpresa pela falta de consideração da USGA com Watson foi ainda maior porque o US Open deste ano vai ser jogado em Pebble Beach, onde ele venceu de forma memorável o US Open de 1982 com uma das jogadas mais famosas da história (leia abaixo). Está certo que Watson já recebeu três convites para o US Open, mas Arnold Palmer (5) e Jack Nicklaus (7) já jogaram mais vezes como convidados.

Respeito – No que se refere a Watson, o R&A continua imbatível no quesito respeito. A entidade havia reduzido de 65 para 60 anos o limite para os ex-campeões jogarem o major mais antigo do mundo, mas voltou atrás depois de ver Watson liderar o torneio de 2009 até o buraco final e por pouco não ganhar, aos 60 anos, seu sétimo título do British Open.

Talvez a USGA tenha levado em conta que Watson poderia causar constrangimentos para Tiger Woods, a quem desancou em recente entrevista no Dubai. Watson disse em alto e bom som que se Woods quisesse se igualar aos grandes do esporte, com Jack Nicklaus e Arnold Palmer, ele precisava mudar seu linguajar em campo e a maneira como joga tacos irritado. “Falta-lhe estatura moral”, sentenciou Watson.

História – Em 1982 o US Open foi jogado em Pebble Beach, para onde retorna este ano. Jack Nicklaus, apontado como favorito, não começou bem, mas foi melhorando de resultado a cada dia. No domingo, fez cinco birdies seguidos do buraco 3 ao 7, para jogar 69, seu melhor resultado da semana e ser o líder na sede.

Nesse momento, Tom Watson estava empatado com Nicklaus em primeiro, mas acabara de errar sua tacada no 17, mandando a bola para o rough punitivo que a USGA sempre prepara em seus torneios. Uma jogada complicada, porque a força necessária para fazer o taco atravessar a grama alta podia deixar Watson com um putt difícil para salvar o par. Mas Watson não se intimidou e avisou ao caddie Bruce Edwards que ia jogar para embocar. A bola quicou no green, bateu na haste da bandeira e desapareceu no buraco. Precisar não precisava, mas Watson ainda fez birdie no 18 para vencer por duas.


Para saber mais

20/07/2009
– Estraga-prazeres

Stewart Cink fez por merecer o major, mas precisava derrotar
justo Tom Watson e o sonho de milhões de golfistas?

18/11/2009
– British Open: Watson força R&A a mudar regra

Limite de 60 anos de idade deixa de valer para ex-campões com
bons resultados recentes

25/01/2010
– Tom Watson vence duas vezes em oito dias

Jogador de 60 anos foi campeão do Skins Games e do torneio de
abertura do Champions Tour

04/02/2010
– Tiger Woods na hora da verdade

Jogadores querem que número 1 do mundo se explique à torcida
antes de sua iminente volta ao circuito


  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados