US Womens Open: chega a vez das mulheres enfrentar Pinehurst nº2

17/06/2014


EUA aposta em jovens talentos para reverter domínio asiático nos majors femininos


Lewis, de 29 anos: americana nº1 do mundo tenta impedir mais uma vitória asiática nos majors femininosLewis, de 29 anos: nº 1 do mundo tenta impedir que asiáticas vençam mais um major do golfe feminino
Lewis, de 29 anos: nº 1 do mundo tenta impedir que asiáticas vençam mais um major do golfe feminino

Com dez dos últimos 13 majors do golfe feminino mundial vencidos por profissionais da Ásia, os EUA apostam em seus jovens talentos para reverter esse domínio, esta semana, no US Women`s Open, a começar por Lexi Thompson, de 19 anos, que vem de um título no Nabisco, o primeiro major do ano, e é a única que pode caminhar para o novo Grand Slam do golfe feminino, que desde 2013 é composto por cinco, e não quatro torneios, com o Evian Championship se somando à lista dos majors, ao lado ainda do Women`s British Open e do LPGA Championship.

Thompson é a mais jovem campeã de ambos, do PGA Tour e do Ladies European Tour e já tem um major, mas talvez não tenha ainda a experiência necessária para enfrentar o recuperado percurso do Pinehurst nº 2, que mostrou suas garras aos melhores jogadores do mundo na última semana, quando apenas o alemão Martin Kaymer foi capaz de enfrentar o desafio de combinar precisão de driver, com approaches com mínima margem de erro e um sólido jogo sobre os diabólicos greens.

Aposta – A torcida americana aposta suas fichas ainda em Paula Creamer e Michelle Wie, que precederam Thompson como as garotas-prodígio do golfe mundial, e em Jessica Korda, de 21 anos, que já venceu duas vezes este ano. Mas confia mesmo é na maturidade de Stacy Lewis, outra que já venceu duas vezes este ano e já tem um major na carreira (British) para fazer frente às favoritas asiáticas.

Mas é a coreana Inbee Park, que já venceu quarto majors, três deles em 2013, incluindo o US Women`s Open, quem chega como favorita absoluta para defender o título, tentando se tornar a primeira bicampeã do maior torneio de golfe dos EUA desde que a australiana Karrie Webb fez o mesmo na virada do século, em 2000 e 2001. Park, que também venceu o US Women`s Open de 2008, vai enfrentar uma elite experiente que além da própria Webb inclui Juli Inkster, campeã em 1999 e 2002, e Se Ri Pak, que venceu o torneio como estreante, em 1998, além de Suzann Pettersen, campeã do Evian de 2013, no primeiro ano do torneio como major.

Mais favoritas
– Anna Nordqvist, a terceira jogadora com dois títulos em 2014, é outra que tenta fazer frente a Park, que venceu o torneio do LPGA Tour há duas semanas, logo depois de Lewis ter sido campeã no Alabama para lhe tomar o posto de número 1 do golfe feminino mundial. Park, ao vencer o US Women`s Open de 2013, tornou-se a sexta coreana em nove anos a conquistar o maior torneio feminino do golfe americano.

Outra atração do US Women`s Open será Lucy Li, de apenas 11 anos, a mais jovem jogadora a se classificar para o torneio em toda a história, o que ela conseguiu ao vencer suas seletiva por sete tacadas de vantagem. Além do recorde de 26 amadoras que garantiram vaga no torneio. Só vai ser difícil ver tudo isso.

Campo – Uma mudança no campo, que vai ser jogado com par 72 para as mulheres, com os dois pares 4 mais longos para os homens, passando a ser par 5, vai dar mais chances de birdies esta semana. De qualquer forma, o campo foi preparado para que as mulheres usem aproximadamente os mesmos tacos que os homens nos tiros para os greens, ou seja, jogando um pouco mais à frente.

No ano passado, Inbee Park conquistou um de seus seis títulos do ano, incluindo três majors, ao superar I.K. Kim por quatro tacadas. As duas, mais So Yeon Ryu, foram as únicas a terminar abaixo do par no campo do Sebonack Golf Club. Apesar de ter perdido o posto de nº 1, Park vem de um título no Manulife Financial LPGA Classic e tem quatro Top 8 em seus últimos seis torneios.

TV – Embora a ESPN, que detém os direitos no Brasil, não tenha revelado ainda sua grade do final de semana, as duas primeiras rodadas só serão mostradas de madrugada, às 4 horas, com o horário nobre do golfe, das 16 horas às 19 horas, reservado para o The Travelers, do PGA Tour. E quem colocar o YS Women`s Open para gravar é preciso cuidado, pois nesses horários a programação costuma sofrer variações imprevistas, sobretudo atrasos. Nos EUA a ESPN 2 mostra o jogo quinta e sexta e a NBC no final de semana, com mais de 40 horas ao vivo.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados