Web.com: Rocha e Mechereffe vão para o tudo ou nada esta semana

19/08/2014


Vitória coloca brasileiros no PGA Tour, mas corte tira seus cartões do circuito de acesso


Rocha: corte esta semana pode interromper sua carreira no golfe profissional. Vitória o coloca no PGA Tour
Rocha: corte esta semana pode interromper sua carreira no golfe profissional. Vitória o coloca no PGA Tour

por: Ricardo Fonseca | fotos: Thais Pastor

O destino da temporada de 2015 dos profissionais paulistas Alexandre Rocha e Fernando Mechereffe será decidido esta semana no Portland Open, último torneio da temporada regular do Web.com Tour, que vai ser disputado de quinta a domingo no campo do Witch Hollow de Pumpkin Ridge, em North Plains, no Oregon, com US$ 800 mil em prêmios. Os brasileiros estão 100º lugar (Mechereffe) e 107º (Rocha) no ranking de prêmios do circuito e precisam terminar a semana entre os 75 primeiros para manter seus cartões para a temporada seguinte, além de se classificar para os quatro torneios dos Finals, onde 25 vagas para o PGA Tour estarão em disputa.

Ou seja, há muita coisa em jogo para os brasileiros esta semana. Uma vitória, por exemplo, vale US$ 144 mil, o que poderia colocar tanto Rocha como Mechereffe entre os 25 primeiros do ranking da temporada regular e lhes garantir um cartão para o PGA Tour imediatamente. Por outro lado, se não passarem o corte, ambos perdem seu cartão do Web.com Tour e para continuar no circuito de acesso ao PGA Tour em 2015 terão que reconquistá-los na Q-School, onde entram na segunda das três fases. O paraíso de um lado e o inferno do outro.

Tudo ou nada –
Apesar do retrospecto negativo da temporada e das últimas semanas, Rocha e Mechereffe tem chances de vencer, mas um projeto mais realista é tentar ganhar os 20 e poucos mil dólares que cada um precisa para terminar o ano entre os 75 primeiros do ranking, garantir o cartão do Web.com Tour de 2015, respirar fundo e partir para os quatro torneios finais, onde o PGA Tour volta a ser uma possibilidade. Nos Finals, os 75 primeiros do Web.com Tour se juntam aos 75 primeiros que perderam seus cartões do PGA Tour (126º a 200º da Fedex Cup) para disputar outros 25 cartões para o PGA Tour em quatro torneios.

Corrigindo um erro grave da introdução dos The Finals, na temporada passada, quando todos entravam zerados, sem considerar o dinheiro ganho até então, a partir deste ano os jogadores do Web.com Tour carregam o dinheiro da temporada regular com eles para os Finals e terão seu ranking definido pela soma das duas quantias. Se isso já estivesse valendo em 2013, Rocha poderia ter jogado no PGA Tour este ano em vez do permanecer no circuito de acesso.

Cansaço – O maior problema para Rocha e Mechereffe é o cansaço. Obrigados a tentar de tudo para se manter no jogo, ambos estarão jogando a décima semana seguida de torneios, sem descanso. Nesses nove torneios consecutivos, Rocha só passou o corte em quatro, mas terminou dois deles entre os 20 primeiros. Mechereffe ficou em sete cortes dos últimos nove torneios, mas chegou às finais em dois, quando teve seu único Top 10 da temporada.

Como única porta de entrada para o PGA Tour, uma vez que não existe mais Q-School para o circuito principal e sim apenas para o Web.com Tour, o circuito de acesso vem ficando mais difícil a cada ano. Em 2014, três jogadores que venceram torneios de menor premiação ainda estão fora dos 25 primeiros esta semana: Greg Owen (26º do ranking), Martin Piller (29º) e Kris Blanks (33º). Outros nove sem vitórias, mas com resultados consistentes, estão entre os 25 primeiros que vão ganhando os cartões para o PGA Tour esta semana, sete deles já garantidos.


Entenda como funcionam os diferentes cenários para os jogadores que Web.com Tour terminada a rodada desta semana


* Quem terminar a temporada regular do Web.com entre os 25 primeiros ganha o cartão para o PGA Tour. O 1º colocado da lista ganha um status que lhe permitirá jogar todos os torneios do ano, fora os majors; os 24 restantes entram na lista de prioridades e podem ficar fora de quase metade dos torneios.

* Quem terminar entre os 75 primeiros da temporada regular do Web.com joga os Finais, juntamente com os 75 primeiros que não se classificaram para os Playoffs do PGA Tour (126º a 200º), em busca de 25 cartões do PGA Tour. Todos que chegarem aos Finals já tem cartão condicional do Web.com Tour para 2015 e direito de jogar a Q-School a partir da segunda fase.
Quem terminar do 26º ao 75º lugar da temporada regular garante o cartão integral para o Web.com Tour 2015 (a menos que ganhe o cartão do PGA Tour nos Finals).

* Quem terminar os Finals entre os 25 primeiros ganha cartão para o PGA Tour. Os 25 do Web.com Tour que já tinham cartão assegurada na temporada regular entram apenas para tentar melhorar seu status, ou seja, vale a posição final desses 25 mais os novos 25 para definir o status dos 50 jogadores do PGA Tour. Na verdade, 48, pois o campeão da temporada regular e o campeão dos Finals tem status diferenciado que lhes permitirá jgoar todos os torneios da temporada regular do PGA Tour.

* Quem terminar da 76ª à 100ª colocação da temporada regular não vai aos Finals, mas garante um cartão condicional para o Web.com Tour de 2015 e estará isento para entrar na segunda das três etapas da Q-School.

* Quem terminar da 101ª colocação em diante (aproximadamente 150º) nos Finals tem um cartão condicional para o Web.com Tour de 2015 e entra na segunda fase da Q-School para tentar melhorar seu status.

Quem terminar a temporada regular do Web.com da 101º posição em diante, não ganha nenhum status e terá que jogar a Q-School a partir da primeira fase. Mechereffe começa a semana em 100º e Rocha em 107º.


  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados